O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Maioria da população pretende presentear as mães

No próximo domingo, mais mamães serão presenteadas por seus filhos do que na mesma data do ano passado, e elas também devem ganhar presentes melhores. Conforme aponta levantamento realizado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) com 800 consumidores, 87,3% dos entrevistados têm intenção de comprar um presente para a mãe, ante 58,28% de respostas afirmativas na mesma data de 2003. Já o valor médio desse presente, que no ano passado foi de R$ 34,22, chega agora a R$ 43,91, descontada a inflação do período, um aumento de 21%.

Esses números refletem, segundo a assessoria econômica da Fecomercio, que neste ano, com sinais de reaquecimento da atividade, há maior interesse em gastar do que no ano passado, quando a economia atravessava um momento mais recessivo. Além disso, é preciso considerar o forte apelo que a data tem para os consumidores. Tanto que o Dia das Mães é o segundo melhor período de vendas no ano para o comércio, atrás apenas do Natal.

Mesmo com o aumento no valor médio do presente, opção pelo pagamento à vista cresceu de 46,35% em 2003 para 65,9% neste ano. Há redução do uso de cheques pré-datados e carnês, enquanto a procura pelo cartão de crédito deve continuar estável. Isso se explica pelo alto nível de endividamento da população, com renda retraída e poder de consumo cada vez menor, o que impede o consumidor de assumir novos compromissos de longo ou médio prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima