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Mais atenção ao cliente multi tela

Com a maior variação e facilidade de acesso aos dispositivos, o consumidor tem, hoje, uma autonomia como jamais vista para adquirir produtos e serviços em qualquer lugar e a qualquer momento que desejar. Esse cenário contribui para o aumento do número de compradores “multi tela”, ou omnicannel, aqueles que fragmentam o processo de compra durante o dia, entre diferentes dispositivos. “Entender profundamente o perfil dos clientes, em busca de uma campanha cada vez mais eficiente, é o grande desafio do profissional de e-mail marketing”, ressalta Louis Bucciarelli, diretor regional da Return Path para a América Latina.
 
No Brasil, por exemplo, segundo estudos da Return Path, o maior número de acessos a e-mails se dá por meio do webmail, de acordo com 49% dos entrevistados. Enquanto 33% consultam mensagens por dispositivos móveis e 19% visualizam-nas por desktop. Já em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido, os dispositivos móveis, para uso de email, já são a preferência.
 
Dessa forma, a Return Path apresenta cinco pontos de atenção aos profissionais de e-mail marketing que buscam um melhor desempenho nas campanhas:
 
– Muitos e-mails ainda são abertos em webmails e desktops, o que indica a necessidade das marcas continuarem criando campanhas para diferentes plataformas (celulares, desktops e tablets);
– Dificilmente os internautas aderem às campanhas de marketing quando estão navegando em casa por meio do celular. Dispositivos móveis, porém, não significam compra imediata e este dado desafia os profissionais de marketing a refinarem a forma de abordagem em suas campanhas para resultados mais imediatos. Cada vez mais, o uso de dispositivos móveis não significa que o consumidor está “em deslocamento” e sim “fora do ambiente de trabalho”, desafiando os profissionais de marketing a desenvolver ações atrativas para despertar o interesse do cliente, quando ele está em casa.
– Não há evidências de declínio no uso do Ipad, pois ele continua sendo uma poderosa experiência de e-mail marketing, representando mais de 20% das taxas de abertura de e-mails;
– A preferência pelas plataformas varia em todo o mundo. Assim, é importante ficar atento às diferentes culturas, inclusive quando o assunto é conexão. Dados da pesquisa apontam que o Brasil é o segundo país onde existe o maior acesso de Android, de acordo com 28% dos entrevistados. O país aparece atrás da Alemanha, com preferência de 31% pelo dispositivo. “Nossa percepção é de que esse cenário deve-se, em partes, à grande variedade de dispositivos Android oferecidos, além de preços mais elevados dos dispositivos Apple, em comparação a outros países”, explica Bucciarelli.
– Conheça sua audiência. É fundamental que as marcas entendam as preferências de seu público e a dinâmica de seu comportamento, porque as pessoas tendem a mudar de atitude de acordo com a abordagem. O estudo aponta ainda, que 59% das mensagens de varejistas de vestuário foram visualizadas em celulares, enquanto a maior taxa de abertura de mensagens para o comércio de mídia e entretenimento está nos desktops (64%).

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