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Mais conectados!

Os visitantes dos sites bancários no Brasil permaneceram conectados por 1h22min no mês de julho de 2013, segundo a pesquisa NetView, do Ibope Media. Comparando com a mesma pesquisa aplicada em outros países, considerando o acesso no trabalho e em domicílios, os brasileiros registraram, em julho, o maior tempo. Entre os países comparados, o que mais se aproximou do Brasil em tempo de acesso a sites de bancos foi a Alemanha, que registrou 47 minutos por pessoa.
Segundo o consultor do Ibope Media, José Calazans, uma das explicações para o considerável tempo de consumo de páginas de bancos no Brasil é a utilização de mais de um site pelos mesmos visitantes. “A pesquisa mostra que uma mesma pessoa visita diferentes sites de bancos. Entre as grandes instituições bancárias, quase 40% da audiência visita com frequência mais de um site”, afirma o consultor.
Além do elevado tempo médio, a quantidade de pessoas que navegam nas páginas de bancos também aumenta no Brasil. Em julho, o número de usuários únicos dos sites bancários atingiu 22,1 milhões, entre os que usam computadores do domicílio ou do local de trabalho. A marca representa um crescimento de 2,2% sobre os 21,6 milhões do mês anterior e de 20% sobre os 18,4 milhões registrados em julho de 2012.
O volume de usuários únicos dos sites bancários correspondeu a 39,3% do total de usuários ativos da internet, em casa ou no trabalho, em julho de 2013. Um ano antes, esse alcance era de 38,1%.
Considerando apenas a navegação domiciliar, o crescimento anual da audiência dos sites de bancos foi de 25%, ao passar de 12,2 milhões, em julho de 2012, para 15,4 milhões, em julho de 2013.
A maior parte desse crescimento ocorreu entre usuários com banda larga de maior capacidade. Em julho de 2012, 5,6 milhões de internautas domiciliares com mais de 2 Mb navegaram em sites de bancos, número que correspondia a 46% dos visitantes domiciliares desses sites. Um ano depois, esse número passou para 8,7 milhões, correspondendo a 57% do total de visitantes de sites bancários.
Usuários ativos no trabalho e em domicílios
Das 76,6 milhões de pessoas com acesso à internet no trabalho ou em domicílios no Brasil, 56,2 milhões foram usuárias ativas em julho. Esse número correspondeu a um aumento de 3,3% sobre os 54,4 milhões de usuários ativos de junho e de 16% sobre os 48,3 milhões de julho de 2012.
O número total de pessoas com acesso em todos os ambientes (domicílios, trabalho, lan houses, escolas, locais públicos e outros locais) foi de 102,3 milhões no primeiro trimestre de 2013.

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Tanto no Twitter, como no Facebook, os bancos apresentam índices maiores de atendimento em relação às operadoras, segundo estudo de Social CRM, gerenciamento de relações com consumidores pelas redes sociais, realizado pela E.life.
O objetivo da pesquisa foi comparar o atendimento dos bancos e das operadoras pelas redes sociais com métricas de qualidade e demanda de atendimento entre os dois setores.
No Facebook, os bancos responderam a 57% dos 2.260 posts de clientes, enquanto as operadoras responderam a apenas 18% dos 5.121 posts recebidos. No Twitter, os bancos apresentaram 84% de respostas aos 3.086 posts contra 28% de respostas das operadoras aos 6.008 posts que receberam. As operadoras de telefonia celular, em ambas as redes, relacionaram-se com menos da metade dos clientes que postaram depoimentos. 
O Twitter é o canal mais utilizado para fazer relacionamento com o cliente nas duas categorias. As empresas registaram, no total, 9.094 posts no Twitter e 7.381 no Facebook com, respectivamente, 4.265 e 2.202 respostas.  
Em relação às operadoras, todas as marcas analisadas utilizam o Twitter para fazer atendimento e, no Facebook, apenas duas empresas fazem atendimento pelo mural da Fan Page. Já as instituições financeiras, todas também utilizam o Twitter e somente uma tem o mural fechado no Facebook.   
Entre os clientes das operadoras de celular, os principais motivos mencionados nos posts aparecem: internet, atendimento, sinal e conta. Já para os clientes dos bancos, os assuntos mais recorrentes são: conta, cartão e atendimento. 
Nas duas categorias foi possível observar que publicações de postagens começam às 10 horas e atinge o pico de menções à tarde entre 14h e 17 horas. Para bancos e operadoras, o dia de mais movimento da semana é a quinta-feira, e o domingo o dia de menor movimento.

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