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Mais inteligência nos processos




 

Em 2003, a IBM adquiriu a PriceWaterhouse Consulting e os serviços de BPO passaram a fazer parte de seu portfólio. Com a expectativa de crescimento de 10% desse mercado para 2010, a IBM Brasil aposta na renovação constante dos serviços. “A inovação se tornou fundamental diante do atual ambiente econômico. Cada vez mais, veremos a inserção de mais inteligência aos processos e sistemas, com o objetivo de suplantar os desafios atuais, eliminando perdas e gerando economias”, declara Luiz Flaviano dos Santos, diretor de Managed Business Process Services da IBM Brasil.

 

ClienteSA – Como pode ser melhor definido o conceito do BPO?

Luiz Flaviano dos Santos: Significa a oferta de soluções inovadoras que combinam processos, pessoas e tecnologia em modelos de terceirização que efetivamente criam valor aos negócios dos nossos clientes.

 

ClienteSA – Há quanto tempo a empresa oferta BPO ao mercado?

Santos: Deste 1998 a IBM terceiriza processos de compras e, com a aquisição da PriceWaterhouse Consulting em 2003, os serviços de BPO passaram a fazer parte do nosso portfólio de serviços. A IBM possui mais de 50 centros de delivery com cerca de 50 mil funcionários, atendendo clientes em 35 idiomas. Possuímos ofertas horizontais para as áreas de recursos humanos, finanças e administração, CRM, compras e em gestão da cadeia de suprimentos, além de ofertas verticais de terceirização nas áreas de seguros, bancos, gestão de trânsito, entre outras.

 

ClienteSA – Ainda há restrições ou as empresas hoje já estão preparadas para adoção de uma estratégia de BPO?

Santos: O mercado brasileiro está amadurecendo e cada vez mais demandante de soluções de BPO.

 

ClienteSA – Qual é a estratégia de adoção de BPO para as empresas obterem melhores resultados?

Santos: Os melhores resultados são obtidos por meio da consolidação, otimização e integração dos processos, sendo que os resultados podem ser medidos verificando o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria dos controles financeiros e de processos, aumento de receita e da satisfação dos clientes.

 

ClienteSA – Quais são os resultados obtidos nas empresas que apostam no BPO?

Santos: Podem-se obter resultados como o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria dos controles financeiros e dos processos, aumento de receita e da satisfação dos clientes.

 

ClienteSA – Quais serão as grandes tendências da estratégia do BPO?

Santos: O pagamento por transação é a principal tendência do mercado de BPO, assim como a busca de um fornecedor extremamente confiável e com capacidade financeira para prestar serviços de longo prazo.

 

ClienteSA – E as novidades previstas para o mercado?

Santos: A inovação se tornou fundamental diante do atual ambiente econômico. Cada vez mais, veremos a inserção de mais inteligência aos processos e sistemas, como objetivo de suplantar os desafios atuais, eliminando perdas e gerando economias.

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