A rede social Drimio colocou à disposição do mercado um manual de boas práticas corporativas na web 2.0. O objetivo é auxiliar as empresas que pretendem usar a Internet como ferramenta de comunicação com os clientes, além de destacar como se comportar ao utilizar as mídias sociais.
O manual diz que as redes funcionam como uma vitrine das marcas, por isso a importância de as empresas presentes nas redes sociais adaptarem a linguagem e realizarem monitoramentos constantes. Por meio desses é possível perceber como a marca está sendo vista e qual é o perfil dos clientes, além de distinguir o comportamento dos concorrentes.
Segundo Salomão Casas, diretor executivo do Drimio, “é importante que as empresas falem a verdade e admitam os erros em casos de problemas enquanto buscam por soluções. O cliente exige resposta para todos os seus questionamentos”. Seguem algumas dicas para o bom relacionamento das marcas com os consumidores por meio das redes sociais:
Tenha um plano bem definido – É fundamental ter um posicionamento claro, objetivo;
Ouça seus clientes – O que as pessoas estão falando sobre sua marca? Quais as percepções?
Conheça seus clientes – Qual o perfil? Quem são os influenciadores? Tenha o computador em área comum, para que você esteja presente quando seu filho acessar a internet;
Seja transparente – Fale a verdade, admita os seus erros, dê uma explicação e busque uma solução;
Compartilhe conteúdo – Compartilhe informação relevante para o seu público, torne seu conteúdo fácil de compartilhar, use ferramentas que promova o seu conteúdo;
Adicione valor a conversa – Pense como um colaborador, alguém que quer contribuir, considere o que é relevante para a comunidade. Não promova o seu produto a cada mensagem, as pessoas promovem o conteúdo se este for interessante. Encoraje a discussão e participação;
Seja pessoal – Personifique sua marca, fale do seu jeito, seja você. Responda, reconheça e agradeça.