Mapfre Seguros implanta diferenciais estratégicos

0
2

A Mapfre Seguros, segunda maior seguradora independente do País, utiliza soluções da Cognos, líder em soluções de business intelligence (BI) e corporate performance management (CPM), para estabelecer diferenciais estratégicos e ganhar eficiência no cumprimento dos objetivos estabelecidos em seu planejamento estratégico.

Usuária das soluções Cognos há sete anos, a seguradora utiliza várias ferramentas que a conduzem para a adoção do conceito empresarial de CPM, que consiste no gerenciamento completo do desempenho das empresas, já que compila as principais informações provenientes de todos os setores da empresa e permite a realização de análise consistentes, fundamentais no processo decisório. Os produtos em operação na Mapfre Seguros são Impromptu, PowerPlay Transformation Server, PowerPlay Web, Cognos Metrics Manager, Cognos Query e DecisonStream.

“Em um cenário em que a competitividade é essencial para garantir a sobrevivência, é imprescindível ter acesso rápido às informações geradas pelos diversos departamentos para análise antes da tomada de decisão, que sempre vislumbra a posição atual da empresa em seu mercado e suas perspectivas futuras”, afirma Carlos Alberto Landim, diretor adjunto de controladoria corporativa da Mapfre Seguros. Segundo ele, ao optar por não investir em BI, uma organização só pode estar entregando os pontos conquistados no mercado, porque a concorrência não perdoa erros táticos ou falhas nas decisões de negócios.

Landim explica que hoje as soluções estão disponíveis para diversas áreas, em especial para as gerências das unidades de negócios, que são subordinadas às diretorias de automóvel, massificados, riscos, industriais, vida e previdência, além de todo o back office. “Na Central de Relacionamento SIM 24h da Companhia, na qual são atendidas ligações de todos os corretores, segurados e prospects, por exemplo, as ferramentas de TI movimentam os principais processos e são fundamentais para garantir excelência no atendimento, novos negócios e fidelização”, reforça.

Segundo Carlos Guimarães, diretor geral da Cognos no Brasil, o projeto Mapfre Seguros é uma referência para a empresa canadense. “A seguradora está cumprindo os principais objetivos definidos, como a disseminação da cultura e do conhecimento de todas as informações econômicas, financeiras e técnicas provenientes de toda a organização, o que propicia a uniformização de conceitos, a identificação correta de resultados e a projeção de metas coerentes com os recursos humanos e financeiros, bem como com o potencial de mercado”.

A argumentação é reforçada por Landim, cuja constatação é de que “hoje nossos profissionais têm as informações necessárias para equacionar suas atividades e tomar decisões com agilidade e segurança. Essa postura nos garante competitividade, garante nossa evolução constante e comprova que fizemos um bom investimento e com retorno certo”. Adicionalmente, o diretor adjunto da Mapfre Seguros declara que “o principal fator de sucesso do projeto foi o apoio constante e total da alta direção da companhia e a escolha da solução mais adequada às demandas internas. “Um dos diferenciais identificados ao optarmos pela Cognos foi a versatilidade das ferramentas e a agilidade de implementação”. Toda a implementação foi conduzida pela Uniplace, parceira da Cognos há 13 anos.