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Marketing como fator estratégico


O professor Marcos Fava Neves, integrante do Pensa – Centro de Conhecimento em Agronégócios – da FIA (Fundação Instituto de Administração), entidade formada por docentes da FEA/USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), lançou o livro “Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing”. A publicação retrata as transformações vividas pelo ambiente empresarial nos últimos anos, com influência da acirrada competitividade e de fatores econômicos, enfatizando as novas necessidades das companhias para se orientarem ao mercado na hora de desenvolver ações de marketing.

O livro apresenta ainda um método para orientação dos executivos dessa área, chamado de PGEM, que são as iniciais do nome do livro. O método traz para dentro dos planos de marketing a perspectiva de rede de empresas e alianças.

Dividida em 12 capítulos, a obra engloba temas como: orientação da empresa para o mercado; análise de oportunidades de negócios; análise da concorrência; definição de objetivos e estratégias; como montar planos de produtos; comunicações; canais de distribuição; força de vendas; preços; além de sugerir a organização de um comitê de estratégia e marketing. Com isso, o autor busca aprimorar conceitos e filosofias e facilitar a aplicação prática da teoria para a gestão e controle do planejamento definido.

Ficha Técnica
Título: Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing
Autor: Marcos Fava Neves
Editora: Atlas
Preço: R$ 38
Páginas: 232

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