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Marketing digital: qual seu foco?

Autor: Anderson Gomes
Tire o foco da venda em 80% das suas ações de marketing digital e venda muito mais. É isso mesmo que você leu. Menos ansiedade em vender a todo custo e muito mais ajuda para o seu público. É assim que seu negócio irá vender mais.
Muito se fala de inbound marketing e chamadas para ação (CTA). E ambos são fundamentais, hoje em dia, para os negócios. Mas o que importa mesmo é como utilizar essas estratégias, uma vez que ambas vem sendo deturpadas nos últimos anos, aqui no Brasil.
Os “especialistas” dizem que seus conteúdos precisam ser vendedores, quando (na verdade) eles precisam ser engajadores! Conteúdo bom é aquele que prende a atenção de quem está tendo contato com as informações. Conteúdo precisa conversar com o seu público, não pode ser um monólogo, não pode chegar com os dois pés na porta e já querer empurrar algo para o cliente comprar.
O que aplico aos meus clientes que pedem consultoria – e também ensino aos meus mentorados – é a importância de você fazer um bom trabalho de branding ou pela construção de autoridade. E aí o inbound feito da forma correta se torna uma estratégia muito eficaz.
Para que isso aconteça, eu aplico a fórmula 80/20, no qual 80% do conteúdo é focado na gestão da marca e, somente, 20% em vendas. Assim, conquistamos clientes e mostramos que somos a melhor opção para eles. Mas você deve estar pensando: “isso é mais um blá, blá, blá, de mais um especialista”, certo? Então, vamos colocar as mãos na massa? Veja três situações e se identifique:
Sem case? Ensine algo ao seu público
Você é muito bom no que faz, tem um produto/serviço legal, mas pouca gente te conhece. E quase não tem casos de sucesso para dar a base de confiança que você precisa. Então, sugiro que comece ensinando o seu público algumas táticas que podem gerar os primeiros resultados. Primeiro, crie um funil e monitore em que momento cada lead se encontra e, no momento certo, ofereça o seu produto ou serviço, por meio de chamadas para ação.
Já tem case? Gere conteúdo com seus casos
Você é muito bom no que faz, tem um produto/serviço legal, já goza de um certo respeito na sua área de atuação e tem alguns casos de sucesso. Nesta fase você pode acelerar um pouco as coisas. Gere conteúdo que ajude seu público, apresente seus cases, na sequência. E, somente depois, ofereça seu produto ou serviço usando CTAs. Desta forma você irá impactar mais pessoas e escalar seus negócios.
Autoridade/Celebridade: Pesquise sua audiência
Você é muito bom no que faz, tem um produto/serviço legal, já é autoridade/celebridade no segmento que atua, e tem vários casos de sucesso. Primeiro passo é fazer uma pesquisa com a sua audiência, para entender exatamente o que ela quer comprar e como quer comprar. Crie uma série de conteúdos e já ofereça seu produto simultaneamente. Neste caso, as pessoas irão comprar mais pelo fato de “estarem mais perto” de você. Use isso a seu favor!
Viu como nos três exemplos citados a venda é consequência das ações? Em todas as situações, antes da oferta, existem alguns passos a serem seguidos. Nos negócios com os meus clientes esse tipo de estratégia tem gerado ótimos resultados. Não é teoria, é prática!
O inbound marketing bem trabalhado sempre trará bons resultados. Mas lembre-se: qualquer estratégia de marketing – seja ela, on ou off – precisa de pesquisa e planejamento. O primeiro passo de uma boa estratégia é uma boa e detalhada análise de avatar (público-alvo). Sem isso, toda a sua estratégia e ações de marketing podem estar comprometidas.
Anderson Gomes é estrategista em negócios digitais, com foco em vendas online e aconselhamento a empreendedores. É CEO da startup Daily Baby, sócio mentor nas startups Daily Pet e OH Educação.  

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