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Marketing direto aliado à inovação



Autor: Wagner Matheus

 

Inovar é uma busca constante no nosso dia-a-dia tanto na vida profissional quanto pessoal. É uma tarefa muito difícil, mas essa atitude é importante para garantir o sucesso de muitas coisas, principalmente, as relações. Na área de marketing direto, podemos afirmar que este é um objetivo contínuo: a inovação.

 

Uma das formas encontradas para inovar é a melhoria contínua do processo por meio de tecnologias mais modernas. A cada dia surgem novos sistemas, recursos e canais de relacionamento baseadas em conceitos mais revolucionários e é importante se atualizar. Isso é válido para qualquer área de atuação. Além disso, na hora da inovação vale muito conhecer bem cada mercado específico.

 

Um equívoco comum e rotineiro acontece quando uma empresa possui o melhor sistema de base de dados, equipamentos de última geração e dispõe dos recursos mais sofisticados para se relacionar com o cliente, mas não entende do mercado e das suas nuances. Resultado: grande investimento e retorno baixíssimo. Às vezes, não é necessário uma tecnologia muito avançada e apenas uma estratégia mais simples e eficiente.

 

Um outro bom exemplo disso é utilização errada de profissionais sem a devida capacitação ou especialistas em um determinado segmento atuando em campanhas de empresas de setores completamente diferentes. Até mais do que o investimento em tecnologia é, sem dúvida, importantíssimo o investimento em capacitação dos profissionais envolvidos em cada operação, pois somente com o conhecimento, empenho e dedicação desses profissionais é que teremos como garantir o retorno feito por nossos clientes.

 

No caso do marketing direto, acredito que para atender bem o seu cliente, uma empresa precisa fundamentalmente se adequar para cada segmento. Não é possível elaborar uma campanha para área farmacêutica seguindo os mesmos critérios adotados para uma empresa do setor automobilístico. Daí, fica claro que se faz necessário conhecer as especificidades do mercado para criar a melhor forma de se comunicar. Parece simples e extremamente lógico, mas infelizmente existem muitas empresas que criam campanhas iguais para todos os seus clientes.

 

Seguindo esse mesmo raciocínio, torna-se lógico que existe a necessidade de profissionais capacitados para o segmento de marketing direto, lembrando que não são profissionais com formação em Marketing e sim de Consultoria, Gestão, Logística, Manuseio, entre outros. Ou seja, uma equipe de profissionais qualificada é aquela formada por profissionais de diversas áreas, que podem contribuir cada qual com os seus conhecimentos e criar juntos a melhor estratégia para o cliente.

 

Wagner Matheus é diretor geral da TRD Marketing Solutions.

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