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Marketing Direto: o que não se mensura



Autor: Ricardo Sleiman



Trabalho há mais de 10 anos provendo informações. Desde então, sempre estive focado em gerar, qualificar e fornecer informações que as empresas necessitam, além de analisar dados e encontrar o público-alvo que tem melhor aderência à determinada campanha ou ação de marketing de um cliente específico.



Quando se vive imerso nesse mundo, rodeado de ferramentas tecnológicas e base de dados, seja para segmentação de público-alvo, para as campanhas de marketing direto ou na localização de pessoas, às vezes deixamos passar a acepção maior que a informação possui.



Foi então, que certo dia, me dei conta do poder e das infinitas possibilidades que o cruzamento de uma série de informações, por meio do uso da tecnologia, pode ter, sendo capaz de gerir e determinar focos específicos.



Ao encontrar um velho amigo, que podemos batizar pelo nome fictício de João, abandonado pelo pai quando criança, com apenas quatro anos de idade, tive a verdadeira percepção do poder das ferramentas de enriquecimento de dados e a importância das informações. 



Sem nunca mais ter notícias do progenitor, João foi criado pela mãe, mas sempre teve a curiosidade natural de reencontrar o pai. Com muitas dúvidas em sua mente, e apenas o nome completo em mãos, ele já possuía 36 anos e me pediu para ajudá-lo nessa busca, utilizando de toda a base de dados alocada e minha experiência acumulada com o manejo de informações cadastrais.



Com essa única informação, valendo-se de uma tecnologia chamada de chave de cruzamento Matchcode, começou a busca incessante para auxiliar João a realizar o grande sonho. O Matchcode é um código identificador para cada registro de indivíduo ou empresa presente em um cadastro, onde a partir dele, criam-se linhas de cruzamentos para enriquecer dados.



Eis então, que as combinações com a chave de pesquisa em todas as etapas do processo de enriquecimento, geraram endereços, telefones, CPF, entre outras informações. 



E, com toda essa tecnologia baseada em cruzamento de dados foi possível encontrar muito mais que um público-alvo para uma campanha específica de marketing direto, encontramos o pai de João no Amazonas, mais precisamente em um vilarejo na região norte do país.



As ações em prol de um eficiente levantamento para marketing direto deram lugar ao reencontro entre pai e filho. E, após trocas de e-mails e contatos telefônicos, eles trabalham gradualmente a reconstrução de uma relação.



Após esse incrível episódio, percebi que a informação, por meio do uso da tecnologia, possui um sentido muito maior. A relevância de dados não está apenas atrelada ao aumento de lucro das empresas, mas sim em ser relativamente agregador ao receptor. Segmentar a sua base de dados e estabelecer uma comunicação pertinente e relevante com o seu público alvo, são chaves para sucesso no seu ROI. 



Um dado, quando colocado no lugar certo e na hora certa pode causar uma mudança significativa, mesmo que no universo de apenas uma ou duas pessoas. 



*Ricardo Sleiman é CEO da ZipCode

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