Em 2010 a maioria das empresas brasileiras pretende aumentar a atuação na mídia digital – 84% delas planejam realizar algum tipo de marketing na web, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2009. A verba de marketing para as ações on-line também deverá aumentar 3% no ano que vem, especialmente entre as companhias de maior porte e as que destinam mais de R$ 10 milhões para a publicidade e propaganda. A constatação é da pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pela TNS Research International, em parceria com o portal Mundo do Marketing. Foram entrevistados, em setembro, 430 profissionais de marketing de companhias brasileiras e multinacionais, dos setores de serviço, varejo, bens de consumo e bens duráveis.
Outro aspecto analisado no estudo foi o orçamento de marketing das empresas. Ao contrário do que se imaginava, mesmo com a inclusão de ações on-line, a verba de marketing das empresas não diminuiu em 2009. “Em 50% das organizações não houve alterações no budget e em 40% delas aumentou” afirma Luciana Piedemonte, gerente de marketing da TNS Research International. Ela também chama a atenção para o intenso movimento de migração do off-line para o on-line em ações de marketing direto.
A participação das ações de marketing digital apresentou expressivo crescimento em relação ao ano passado. Para 2010 a projeção é que essa modalidade ganhe ainda mais espaço no conjunto de ações de marketing em todas as empresas, independentemente do volume de investimentos na área. Entre as organizações que investem até R$ 1 milhão de reais/ano, a expectativa é que as iniciativas no ambiente digital respondam por 50% do orçamento da área. Naquelas que investem acima de 10 milhões, a participação deverá alcançar 25%.
De acordo com os resultados do estudo, a maioria das organizações utiliza a Internet principalmente para divulgar produtos (78%) ou se relacionar com os consumidores (69%). Do total de empresas entrevistadas (427), 30% possuem blogs corporativos, 30% utilizam o Twitter e 16% o Orkut. Mas 30% delas ainda desconhecem as vantagens desses recursos.
O e-mail marketing é, de longe, a ferramenta de marketing digital mais popular entre as empresas (é utilizada em 88%), seguida de anúncios em sites segmentados (53%), ações em sites de relacionamento e links patrocinados (50%). Enquanto que as empresas nacionais de pequeno porte desenvolvem ações menos complexas (como e-mail marketing, inserção de anúncios em portais/sites especializados ou links patrocinados), as multinacionais lançam mão de ferramentas mais sofisticadas (como o marketing viral) e marcam presença em redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook, entre outras).