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Marketing no Snapchat

No mercado digital, nem sempre uma rede social com muitos usuários se torna um espaço que gera resultados às empresas que colocam sua marca. Porém, o Snapchat vem se mostrando um ambiente bem favorável à marca na relação com o público. De acordo com Fábio Ricotta, especialista em inbound marketing, growth hacking, SEO e cofundador da Agência Mestre, “com a quantidade de pessoas usando o aplicativo e com as possibilidades de estratégia de anúncio e produção de conteúdo, podemos dizer que é uma excelente rede social para se investir”, destaca. 
Ele ainda se refere à quantidade de visualizações que um vídeo patrocinado pode ter no aplicativo: 40 milhões. Bem como a rede é ideal para vídeos na vertical, o que abre novas possibilidades criativas e de linguagem. “Além de ter um público com grande maioria de pessoas entre 18 e 34 anos, essa rede social também se provou um ambiente de muito engajamento”, explica o especialista, que destaca que, para o lançamento de um filme, um anúncio no Snapchat se provou ser três vezes mais efetivo que os anúncios em outro local. Por enquanto, o sistema de anúncios não está disponível a todos, mas deve ser liberado em breve.
Postagens imensuráveis, resultados imensuráveis
Acostumados com múltiplas possibilidades de mensurar os anúncios, os profissionais de Marketing Digital terão que aceitar as restrições do Snapchat, alerta Ricotta. “Os dados que o aplicativo permite visualizar são apenas a quantidade de visualizações e os usuários que deram ‘print’ na tela”, diz. “A efemeridade das publicações torna a rede social um ambiente muito mais dinâmico.”
Para pensar nas estratégias que uma marca pode ter, Ricotta dá algumas dicas importantes. “Esse é um ambiente muito voltado para os bastidores, então vale a pena investir em mostrar ao público como são criados os produtos ou como é a vida da pessoa que representa a marca”, conta. Ele ainda lembra que quem acompanha alguém no Snapchat é muito mais do que um seguidor, mas um verdadeiro fã. “É uma rede social muito pessoal, que reproduz a visão da pessoa e faz os fãs se sentirem juntos dela, por isso não dá para publicar apenas vídeos impessoais e sim focados nas pessoas”, alerta. Essas características são evidenciadas pela pouca possibilidade de edição de vídeos e também pelas ferramentas de bate-papo que valorizam a conversa apenas entre duas pessoas.
Por fim, o especialista destaca duas funcionalidades importantes do Snapchat. “Os filtros e máscaras permitem uma linguagem leve, jovem, e inspirada nos memes”, conta. Dessa forma, as marcas mais vinculadas ao bom humor podem encontrar vantagens. “Mostrar os bastidores tem que ser sempre uma coisa leve e feita para mostrar que somos humanos, como aqueles vídeos de erros de gravação que até hoje passam na TV”, compara. 

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