A Abemd – Associação Brasileira de Marketing Direto apresentou a quarta edição do estudo Indicadores Abemd. O levantamento apontou receita de R$ 19,5 bilhões em 2008, considerando apenas a prestação de serviços do setor, o equivalente a 0,67% do PIB brasileiro. “Mesmo em crise, o mercado de marketing direto prova estar em expansão. O estudo dá uma demonstração clara de que os anunciantes, cada vez mais, buscam mensurar o resultado das ações de comunicação, ratificando a importância do estudo”, acentua Efraim Kapulski, presidente da Abemd.
O resultado representa crescimento de 12,1% sobre o ano anterior, taxa que se mantém na média dos últimos oito anos. “O crescimento no ano, apesar de estar 3% abaixo dos 15% do ano passado, continua sendo um crescimento muito superior se compararmos à média de vários mercados, tanto no Brasil quanto do mundo”, diz Antonio Cordeiro, presidente da Simonsen, empresa responsável pelo levantamento.
Outro aspecto a ser notado nesta edição, é o avanço das receitas geradas pelos segmentos de Internet e E-commerce (17,3%), Agências (16,1%) e Fornecedores de Listas (14,3%), que foram os que mais cresceram. O setor de call center (9,8%), que em 2007 teve a maior participação, em 2008 ficou logo atrás de Internet e E-commerce, concentrando 23,1% das receitas investidas em marketing direto, contra 23,9%.