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Mercado digital cresce na crise

O ano de 2015 tem sido difícil e cauteloso para diversos setores da economia brasileira. Por exemplo, na construção civil, varejo e setor automobilístico que apresentaram forte retração nas vendas. Diante desse cenário, a maior parte das empresas tem optado por meios mais baratos e assertivos de se comunicar com seu consumidor. O que, entre outros fatores, acabou contribuindo para o crescimento do mercado digital.  Em pesquisas realizadas pela Abes, Associação Brasileira das Empresas de Softaware, e pela Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, os investimentos somente nas áreas de TI e publicidade digital têm previsão de aumento de 7,5% e 15%, respectivamente, para este ano. 
Isso sem mencionar os negócios relacionados à social media, produção de conteúdo e desenvolvimento de web e mobile, mais específicos, que apresentam maior preocupação estratégica sobre usabilidade e boa experiência do usuário. Outro setor que também ganha visibilidade são as startups, muito procuradas por investidores “anjo”, dispostos a apostar em ideias inovadoras. Segundo Andréa Migliori, diretora de planejamento e comunicação da Agência Badaró, o crescimento do mercado digital acontece, justamente, porque as empresas passaram a entender sua importância para o negócio. “Diante de um mercado cada vez mais acirrado, saber lidar com o cliente ou usuário e oferecer novas possibilidades, utilizando a tecnologia, são primordiais para conquistar mais sucesso e espaço. Exemplo disso é a quantidade de sites de e-commerce que cada vez mais ganham novos adeptos”, explica.
De acordo com dados do Sebrae, além da alta demanda por serviços e produtos digitais, algumas vantagens foram listadas por empreendedores digitais entre os fatores fundamentais para sua dedicação ao segmento. Como familiaridade com o meio virtual, custo reduzido de investimento inicial e menor necessidade de infraestrutura. Atualmente no Brasil, 83% desses empreendedores são homens, com idade média entre 25 e 40 anos, e na maioria das vezes (52%) trabalhando a maior parte do tempo em seus projetos.

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