Merial Saúde Animal moderniza setor de vendas

0
1


A Merial Saúde Animal, empresa especializada em saúde animal, na busca de uma ferramenta que atendesse sua necessidade no setor de vendas e integrasse as áreas de negócios e finanças, encontrou na Ampla Consultoria em Informação – parceira da Microsoft, a fornecedora ideal para consolidar seus planos de melhoria na exploração de dados financeiros sobre vendas realizadas, previsões e geração do orçamento.

A proposta foi desenvolver uma ferramenta utilizando o Microsoft Visual Studio .NET com tecnologia .NET Framework. Assim, a consultoria criou uma programa para trabalhar em diferentes cenários, possibilitando o reajuste de preços e volumes para alguns grupos de produtos e simulações de situações. O desenvolvimento durou seis meses e teve investimento de cerca de US$ 50 mil.

O sistema, que roda em Microsoft Windows 2000 Server e tem como banco de dados o Microsoft SQL Server 2000, troca informações com aplicativos de outras áreas, como o de logística, e outros programas desenvolvidos internamente pela Merial. A versão atual se integra ao legado por meio de serviços implementados no Windows 2000 Server e troca informações sobre produtos, custos, vendas e etc. O RFT também integra-se com o Office, transferindo informações da base de dados para o Excel, via XML. “Neste caso a escalabilidade é importante, pois existe a possibilidade da ferramenta ser adotada globalmente”, diz Jozil Ferreira, gerente SI América Latina. Com acesso restrito, a solução atende os presidentes das operações América Latina e Brasil, além de diretores, gerentes de produtos e área de finanças da região, num total de 40 usuários.

A ferramenta permitiu consolidar os números na América Latina e trouxe agilidade nos fechamentos e reuniões de planejamento mensais. “Conseguimos centralizar as informações na web em uma única base de dados. Antes, o sistema era client-server e contava com bases de dados Access distribuídas”, explica Jozil. Outro diferencial do aplicativo está nos relatórios e nas informações completas que ele emite. Hoje o RFT interage diretamente no SQL Server, ou seja, a informação chega on-line, o que gera maior rentabilidade aos processos internos.