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Mind the gap

Saber o que o cliente quer de fato parece óbvio. Entretanto, parece que ainda há problemas com a regra básica para as empresas terem uma relação sólida com o público, que é falar menos e ouvir mais. O fato, constatado através dos anos de experiência do trio Márcio Oliveira, Leonardo Barci e Marcelo Moreira, é tratado no livro “Mind the Gap – porque o relacionamento com os clientes vem antes do marketing”.
Especialistas em marketing, ativos no mercado há mais de 30 anos, os autores perceberam, por meio da experiência profissional, que a maioria das empresas ainda engatinha no que diz respeito à fundamentação das relações entre elas e seus clientes. “Há uma distância (gap) entre o que a empresa fala que faz e o que de fato acontece em seu dia a dia”, apontam. E o livro nasce justamente do incômodo percebido pelos autores, tanto como profissionais de marketing como consumidores. “Ao mesmo tempo em que nos frustramos como clientes, percebemos, enquanto profissionais da área, que as empresas não estão valorizando corretamente o consumidor. Vender se tornou um fim em si mesmo e os relacionamentos entre empresa e cliente foram deixados de lado”, relatam os autores. 
O livro tem como base a história do personagem fictício Ricardo Rodrigues, que às voltas com a organização da festa de 15 anos de seu negócio, o empresário vê sua alegria saltar pela janela ao constatar que, ao contrário do que ele imaginava, seus negócios não iam tão bem. Com base num relatório apurado por um de seus funcionários, o empresário descobre, por exemplo, que havia perdido muitos de seus clientes para a concorrência e que, apesar de todos os investimentos feitos por ele para a aquisição de softwares para gerenciamento de dados, contratação de agências para desenvolvimento de campanhas, distribuição de brindes entre outras ações, nada disso parecia estar cativando seu público. O pulo do gato é apresentado ao empresário por Gustavo Henrique, consultor da área de marketing, que orienta o empresário sobre as formas assertivas de se estabelecer relacionamentos. 
Através das orientações liberadas ao personagem fictício do livro, que incluem breve guia prático para a promoção das mudanças, o leitor é convidado a refletir a respeito da essência do marketing que é, em linhas gerais, ser a ponte que liga os desejos do consumidor às empresas. 
Marcio Oliveira é publicitário, com 20 anos de experiência. Atualmente, é sócio e VP de planejamento na agência YouDb é professor convidado na FIA/USP e na Madia Marketing School, onde ministra aulas sobre Marketing para Relacionamento com Clientes. Leonardo Barci é sócio presidente da youDb, formado em administração, tecnologia e pós-graduado pela FGV em marketing. Marcelo Moreira é formado pela Unicamp, é especializado em soluções para gestão e processamento de Database Marketing com grandes volumes de dados e de alta complexidade.
Serviço
Mind the Gap- porque o relacionamento com os clientes vem antes do marketing
Autores: Marcio de Oliveira, Leonardo Barci e Marcelo Moreira
Editora: Alínea
Páginas: 128
Preço: R$ 32,00

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