Ministro da Ciência inaugura o INT

0
12

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, inaugurou nesta quinta-feira (5/08), no Rio de Janeiro, o Laboratório de Análise Orgânica Instrumental do Instituto Nacional de Tecnologia (MCT/INT). Numa parceria com a Petrobras, foram investidos cerca de R$1.245.615,00 na reforma das instalações e compras de equipamentos.
O laboratório visa o desenvolvimento de metodologias analíticas instrumentais na área de química orgânica e irá executar, com apoio da Petrobras, o projeto “Novas estratégias para tratamento e determinação de enxofre e curvas de destilação em derivados de petróleo”.

O enxofre e seus compostos são responsáveis por inúmeros problemas técnicos e ambientais, que incluem a corrosão durante a estocagem do petróleo ainda cru, a dificultação das operações de refino e o envenenamento dos catalisadores automotivos pela gasolina, que repercute no aumento das emissões veiculares. Daí a importância da identificação dos teores e do comportamento deste elemento químico, que começa a ser feita no novo laboratório do INT, viabilizando o atendimento à regulamentação ambiental e às especificações requeridas nos produtos.