Módulo Security divulga pesquisa sobre impactos das novas leis

0
1

A Módulo Security, empresa de segurança da informação, divulgou durante o Executive Meeting, Gestão de Riscos em TI e Segurança da Informação, a 1ª Pesquisa nacional impacto das novas leis e regulamentações. Realizada com executivos que exercem funções como gestores, 64%; CIOs,12%; diretores de TI, 24%; segmentos como financeiro, 26%; industria e comercio, 27%; tecnologia, 16%; telecomunicações, 14%; óleo e gás, 12%; outros, 5%.

A pesquisa mapeou a importância dessas leis de mercado e as mudanças que os executivos terão que submeter seus funcionários. Embora 22,22% dos entrevistados afirmem estar em conformidade com o novo Código Civil (que estende aos administradores de empresas a responsabilidade financeira sobre prejuízos decorrentes de problemas tecnológicos, como vazamento de informações, indisponibilidade de sistemas e fraudes), 19% acreditam que esta lei possa ser uma barreira à geração de novos negócios.

Questionados sobre estar em conformidade com essas novas leis e regulamentações e sobre o impacto que elas causam nos departamentos de TI e segurança da informação, 62,5% consideram o novo acordo de capital da basiléia não aplicável a seus negócios, enquanto 50% afirmam estar em conformidade com a Sarbanes-Oxley. Dentre os principais impactos dessas novas leis e regulamentações dentro das empresas estão a necessidade de aumento de conscientização dos funcionários, 50%; o aumento da responsabilidade dos administradores, 27,77%; a inclusão do tema nos relatórios trimestrais e anuais,16,66%; e a necessidade de instrumentos para negociar alocação de capital para tratamento do risco operacional, 5,55%.

De acordo com o questionário respondido, 61% dos entrevistados afirmam que as empresas estarão mais protegidas a partir da publicação dessas leis e regulamentações. Entretanto, 50% não acreditam que os ataques, fraudes e crimes vão diminuir. Para apenas 12% dos entrevistados a promulgação do Projeto de Lei 84, que trata de crimes de informática, terá um alto impacto nos departamentos de TI e Segurança da Informação.