Momento de descobrir oportunidades

Autor: Paulo Ancona Lopez
O mercado atual requer cuidados por sua instabilidade e perspectivas ainda não muito claras para um novo horizonte azul. As empresas podem simplesmente se encolher e entrar na guerra de preços com concorrentes ou reduzir o que oferecem e manter preços. Essas atitudes podem ser necessárias, mas nenhuma empresa pode achar que somente com elas estará a salvo. É como enfiar a cabeça na areia e ficar esperando a ventania passar.
 
Existem outros caminhos, como encontrar outras necessidades para atender seus clientes, não da forma tradicional e que funcionava até ontem, mas dentro do novo contexto de necessidades e expectativas, especialmente numa relação B2B. Será que o que está sendo produzido, realizado e entregue continua sendo a real necessidade dos compradores e clientes? Será que eles, nesse momento, não gostariam de algo diferente? E, a sua empresa, sabe de fato como está sendo avaliada pelos clientes e se existem oportunidades que não estão sendo aproveitadas?
 
Esse é o momento em que cabe um processo de inovação, de mudanças até radicais, de ajustes e de abrir as mentes e os horizontes. Ficar preso na caixinha não leva a lugar nenhum, não muda o posicionamento, não cria produtos ou serviços e não resolve a questão do faturamento.Saber o que o mercado pensa é o primeiro passo para endereçar mudanças e descobrir no que estamos errados ou o que pensam a nosso respeito. O exercício pode ser um achado valioso para novas soluções!
 
Olhar através da vidraça e olhar-se no espelho são duas atitudes importantes em um ano como esse. Sem isso, vamos continuar “achando” e “esperando”, sem saber o que realmente nos espera. Olhar e ouvir para decidir. Esse é o caminho!
 
Paulo Ancona Lopez é diretor da consultoria de gestão de negócios em rede Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima