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Momento de reinventar



As empresas da área de mídia e entretenimento estão passando por uma fase de reinvenção, com foco em investimentos nas tecnologias digitais, que permitirão o relacionamento direto com o consumidor e o aumento do faturamento. É o que mostra pesquisa da Accenture, que inclui o Brasil entre os 17 países que tiveram executivos entrevistados.

 

O estudo ainda encontra um consenso entre os mais de 100 executivos sênior pesquisados: a abordagem multiplataforma para a distribuição de conteúdo impulsionará o crescimento do faturamento da indústria. Quase dois terços (65%) dos pesquisados citaram novas plataformas como celulares e consoles de games como a principal fonte de receita no futuro. E, apesar da crise econômica, mais de dois terços (69%) disseram que suas companhias aumentaram os gastos nos canais digitais em 2009, com o objetivo de melhorar a habilidade de entrega em múltiplas plataformas.

 

A maioria os executivos entrevistados (86%) listou a produção de conteúdo e inovação, o que inclui customização entre plataformas, como a mais importante nova capacidade permitida pela tecnologia digital. Já 64% destacaram o gerenciamento de acesso e distribuição, especialmente para redes móveis/wireless.

 

No momento, os grupos de comunicação estão competindo com as operadoras de telecomunicações, empresas de Internet, eletrônicos, varejistas e novos entrantes que disputam o tempo de entretenimento do consumidor, sua atenção e dinheiro. Os empresários do setor citaram: competição cruzada por seus clientes (60%), declínio da demanda de negócios (47%) e mudanças estruturais na indústria (40%), como as principais razões para o investimento em tecnologia digital.

 

Além disso, como resultado de investimentos recentes, um terço (33%) das empresas está a três quartos do caminho da transformação do analógico – modelo offline de negócios – para uma empresa integrada digitalmente. Isso representa um aumento de 12% em relação a 2007 e 2008, quando apenas uma entre cinco das companhias pesquisadas eram digitais. Ainda assim, os executivos apontam alguns desafios para essa transformação.

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