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Monitoria na web



A Tree Branding, empresa de consultoria que integra branding com desenvolvimento organizacional, propõe como primeiro passo para tornar as redes organizacionais mais coesas e interconectadas a Análise das Redes Organizacionais – do acrônimo em inglês ONA. Por meio do serviço é possível visualizar as estruturas de relações entre indivíduos, grupos, departamentos, chegando até os stakeholders, desvendando as influentes redes da comunicação informal.

 

A potencialidade da metodologia Análise das Redes Organizacionais, realizada por uma equipe de antropólogos organizacionais e especialistas em branding, mapeia dimensões estratégicas tais como: fluxo de troca de informações, confiança e aconselhamento, inovação e aprimoramento de processos de trabalho, motivação e energia, compartilhamento de valores e do conhecimento do cliente.

 

Segundo pesquisa publicada, em 2008, pelo Ibope, o Brasil apresenta uma das maiores taxas de utilização da web 2.0, sendo o líder no ranking mundial no que refere a comunidades on-line, espaços onde cada vez mais se compartilham experiências de consumo – dos mais de 40 milhões de usuários regulares da internet no Brasil, 64% participam de redes sociais e 13% criam ou atualizam blogs. De olho neste mercado e fonte de conhecimento, as organizações começaram a monitorar a web 2.0 obtendo insights para pesquisa de mercado.

 

No entanto, seja como termômetro da imagem percebida da marca como na criação de canais colaborativos de comunicação com os stakeholders (pessoas que de alguma maneira interagem com a marca), as ferramentas web 2.0 proporcionam novas oportunidades tanto de ganho quanto de perda de valor. “Por mais que a troca de informações com os diversos stakeholders e o tom mais humano de blogs, fóruns e wikis corporativas tenham o potencial de gerar uma contribuição positiva na percepção de valor e diferenciação de uma marca, a essência deste processo deve partir de dentro para fora da organização, com o desenvolvimento de redes sociais internas coesas e orgânicas. Do contrário, as contradições são rapidamente percebidas criando o efeito inverso”, afirma o antropólogo organizacional Ignacio García, sócio fundador da Tree Branding.

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