Mudança no perfil do brasileiro

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O comportamento do cliente vem passando por uma grande mudança, que hoje prioriza pela racionalização entre tempo e dinheiro, busca por promoções, quer melhor atendimento durante as compras e procura pela experimentação de novos produtos no ponto de venda, segundo último levantamento da Kantar Worldpanel. O estudo mostrou que 61% das donas de casa comparam preços antes de finalizar uma compra, principalmente, por causa do orçamento familiar apertado, o que também as leva a procurar produtos em promoção no ponto de venda – 74% dos consumidores consideram promoções muito importantes na hora da compra. 
 
A experimentação também tem valor: 42% buscam por produtos novos quando estão no ponto de venda e 44% reclamam por não conseguirem experimentar o produto antes de comprar. Informação é outro item importante para a dona de casa, 66% gostam de receber conselhos sobre benefícios e uso dos produtos antes de comprá-los. Além disso, o brasileiro está com menos tempo disponível e reduziu suas idas ao ponto de venda em 2013, resultando no aumento das compras de despensa e reposição. Em 2009, 67% das pessoas realizavam a compra do mês, em 2013 o número passou para 72%. 
Em 2001, apenas 61% dos lares usavam pelo menos três formatos de estabelecimentos para se abastecer, porém atualmente 84% das famílias já fazem isso. O atacarejo, por exemplo, é um dos canais que mais vêm crescendo. Em 2013 este canal atingiu 13,5 milhões de lares e cresceu entre todos os consumidores.