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Muito mais críticos e seletivos



Com clientes mais informados e, portanto, mais seletivos, as empresas estão se conscientizando que mais importante do que conquistá-los na base do “custe o que custar”, o essencial é construir um relacionamento sólido, apoiado em princípios mais humanizados. Concorrente do Personalidades ClienteSA – CIC 2013, Marco Rossi, diretor comercial da  Alert Brasil, acredita que a premiação é uma chance do mercado se voltar as novas demandas destes novos consumidores. “O prêmio contribui para difundir os trabalhos das empresas que investem em práticas mais assertivas baseadas nas novas demandas, colaborando para formação cultural”, diz 



ClienteSA – Qual a sua opinião sobre a área de gestão de clientes no Brasil?

Rossi: A área de gestão é uma prática antiga dentro do contexto empresarial, com o objetivo de entender o perfil do cliente e encantá-lo. Utilizado pelas empresas como um diferencial competitivo, a atuação da área hoje, independentemente das tecnologias, está voltado ao investimento de processos para construir uma consciência de como cuidar e tratar o cliente, a partir do princípio humano. 



Os clientes estão mais críticos e seletivos, não bastasse isto, as redes sociais têm contribuído nesse aspecto para um consumo mais dinâmico reforçando o posicionamento das empresas diante do público gerador de críticas e elogios, além da concorrência acirrada, onde inúmeras empresas ofertam a mesma coisa.



Quais são as suas expectativas em relação à premiação?

Minha expectativa é que o público consiga identificar as melhores práticas reconhecendo o trabalho desses profissionais que se destacaram e vem contribuindo para o aprimoramento da área de gestão de clientes para atender essa nova geração de consumidores.



Quais são as evoluções que a área de gestão deve adotar?

O perfil dos clientes/consumidores mudou e para acompanhar essa evolução, hoje, na gestão de clientes é imprescindível identificar e mais do que isso, antecipar as necessidades que mudam constantemente, a fim de fidelizar e rentabilizar os clientes. O presente das empresas está em movimento e para garantir o futuro devemos estar preparados para identificar e aproveitar melhor as oportunidades.


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