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Muito mais que um canal

Uma das principais preocupações, hoje, entre as marcas é investir em uma presença mobile. Seja por meio de um site responsivo, através de um aplicativo, seja via outras ferramentas. Entretanto, para o Grupo Netshoes, só estar acessível nesse dispositivo não é suficiente, somente isso não garante que o cliente terá uma boa experiência e estará totalmente satisfeito com a marca. Como explica Bruno Couto, head de marketing do Grupo, é importante entender, antes de tudo, que o smartphone é sim muito influente, mas nem sempre tem um uso padrão entre os clientes. “A frequência e afinidade com o meio varia muito de consumidor para consumidor”. Essa premissa é adotada pela empresa, buscando entender a real necessidade e afinidade de cada um com o gadget e, assim, obtendo mais do que um canal, uma fonte de informação de comportamento, call to action e oportunidade para diversas estratégias.

Principalmente, nesta atual fase em que o micro-moment é um conceito cada vez mais presente no mercado e permeia o relacionamento entre cliente e marca. Na verdade, na visão de Couto, essa não é uma tendência do presente, o cliente sempre teve micro-moments. Mas a diferença está nas ferramentas que as pessoas usam para construir esses instantes de interação. “No entanto, a empresa deveria focar em ser mais assertiva nas plataformas do que estar presente e, dessa forma, respeitando esses momentos”, avalia. “Mas eles em si são compostos das mesmas coisas desde sempre: desejos, vontades e valores”.

Para isso, na estratégia da Netshoes, a ideia é construir um posicionamento claro e com o tom certo nas mensagens trocadas com os consumidores. Além da consistência, que é a palavra-chave de todo esse planejamento. De acordo com o executivo, essa estabilidade tanto no relacionamento, quanto na presença multicanal é a forma mais efetiva de ter o que eles chamam de brand lovers. “No Grupo Netshoes, não acreditamos em grandes ´tiros de canhão´ sem sustentação. Nenhuma marca forte se mantém presente e preferida sem esforço consistente, sem criatividade e sem contexto”.

Uma ideia que é presente também nessa construção de micro instantes com o público, cujo objetivo não é somente criar conteúdos que incentivem o consumo, mas também uma troca de experiência e uma marca que seja sinônimo de estilo de vida para seu público. “Com uma equação de valor equilibrada entre produto, visibilidade e consistência há grandes chances de usar os micro-moments a seu favor”, aconselha. “A variação vai depender de cada categoria e força de marca, mas, com certeza, feita de forma planejada tende a alavancar muito o relacionamento marca x consumidor.”

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