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Na memória do cliente

Atualmente, com a competitividade cada vez mais acirrada, o foco das empresas deve ser em criar um diferencial para fidelizar o seu cliente. Dentro disso, o marketing sensorial tem papel importante, já que mesmo quando não percebido de forma consciente, os clientes são impactados por meio de sensações que ficam registradas em suas memórias e vinculadas à marca. “Utilizando ferramentas que mexam com os sentidos do consumidor, a chance de capturar sua atenção e deixar algum interesse, é muito maior, já que é muito mais fácil gravar na memória situações vividas do que informações textuais”, afirma Marcelo Murin, sócio-diretor da Sollo Direto ao Ponto. 
As ações sensoriais estão ligadas à experiência do consumidor de diversas formas, como em lojas físicas que criam um aroma para o ambiente; músicas ou sons que remetam a algum produto ou à marca, por meio de campanhas no PDV; impacto visual, em vitrines; experimentação ou degustação de produtos, etc. “Fala-se muito atualmente em gerar experiências, e as ações de marketing sensorial estão muito atreladas a estas experiências”, comenta. 
Na visão de Murin, não há uma limitação para investir em marketing sensorial, desde que a empresa consiga aliar a marca a alguns dos cinco sentidos, sendo uma ação, produto ou serviço. No entanto, deve-se gerar satisfação do consumidor não apenas em um momento, mas sim em todo o processo. “Claro que não adianta ter uma boa experiência do processo de decisão de compra, e o produto e/ou serviço, não entregarem aquilo que prometem, pois neste caso geraria uma frustração ao consumidor”, ressalta.

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Na memória do cliente

Com a proximidade do Natal, a aquisição de presentes ganha espaço na rotina varejista, lotando os centros de compras e fazendo muitas empresas criarem estratégias variadas, a fim de tirar o máximo proveito deste consumo. Nessa época, 82% da população afirma que irá comprar ao menos um presente, resultado este que representa um aumento de 7% nas compras de final de ano, em relação ao mesmo período de 2012, segundo pesquisa realizada pela Hello Research, com 1200 pessoas de todos os perfis demográficos, em 70 cidades espalhadas por todas as regiões do País.
Os ítens Eletrônicos serão os preferidos por 7% da população para dar de presente, sendo o celular comum o líder deste ranking, e representado pelas marcas Samsung (1º lugar na lembrança popular), Nokia (2º) e LG (3º). Já entre os smartphones, a Samsung também é a principal escolha dos brasileiros, com a LG e a Apple ocupando a segunda e terceira colocações, respectivamente.
No que se refere aos televisores, um dos itens preferidos dos representantes da classe A para presentear a si mesmo, novamente a Samsung é a mais lembrada, seguida por LG e Sony, na sequência. Quando o assunto são câmeras fotográficas e filmadoras, o primeiro lugar continua na mão da Samsung, com Sony ostentando o vice-campeonato na lembrança nacional, e a LG na terceira colocação.  Entre os notebooks, a Samsung também é a campeã entre os brasleiros, com a LG ocupando a vice-liderança. Outra nova mania entre a população, os tablets, contam com a Samsung e a LG na liderança e vice-liderança, respectivamente.
A hegemonia da Samsung é quebrada no momento da compra de aparelhos de som, com a LG assumindo a primeira colocação na preferência dos brasileiros, tendo a Sony em segundo lugar, e a Samsung em terceiro. Os videogames, sempre presentes na lista de compras natalinas, seja para crianças como para adultos, dividem as atenções com duas marcas: Playstation e Xbox, sendo a primeira a campeã na preferência popular.
Por fim, chegando aos eletrodomésticos, Brastemp, Consul e Electrolux são os centros das atenções neste Natal, e ocupam os seguintes rankings, segundo a pesquisa:
Geladeira
1º – Brastemp
2º – Electrolux
3º – Consul
 
Lavadora
1º – Electrolux
2º – Brastemp
 
Microondas
1º – Electrolux
2º – Consul
3º – Brastemp

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