Na velocidade da luz

0
7



O livro “Na Velocidade da Luz” une ficção e estratégia de negócios para oferecer ao leitor insights sobre os fatores humanos e organizacionais que impedem o crescimento. Escrito em forma de romance, o livro aborda três das principais disciplinas de melhoria contínua: Lean, o Six Sigma e a Teoria das Restrições.

 

Os autores Suzan Bergland e Jeff Cox ensinam técnicas e práticas para retomar o caminho do sucesso. Personagens multifacetados, situações críveis e elementos como jogos de dados fazem deste romance um recurso essencial para todos os que buscam melhorias nos negócios em um cenário econômico complexo. Gestores experientes sabem que não há nada estático no ambiente em que operam; com o tempo, há mudanças. A velocidade da mudança pode ser lenta, ou assustadoramente rápida. Contudo, a mudança ocorre indefinidamente nos mercados, na tecnologia, nos métodos, nos processos, nas competências, na legislação e em todo o restante, incluindo na arte e na prática da própria gestão.

 

Existem realidades econômicas e de negócios que exigem avanços contínuos quanto ao desempenho organizacional e, apesar de serem cruciais em épocas normais, nunca foram tão cruciais quanto atualmente. Tantas empresas e outras organizações realizaram grandes investimentos em manufatura Lean e Six Sigma e outras metodologias de melhoria, além de investirem em plantas, equipamentos e tecnologia, mas o que é obtido com tais investimentos não apresenta a taxa de retorno esperado. Qual é a resposta? O que deve ser feito?

 

“Tanto no passado quanto nos dias atuais, muitas organizações investiram em esforços de melhoria de grande escala, realizando vários treinamentos, reuniões internas e similares, com sincera convicção. A premissa geralmente era e ainda é a de que várias pequenas melhorias acumularão em termos de “economias” ou ganhos de eficiência, ou mesmo moral dos funcionários e, por fim, a soma dessas melhorias trará ganhos substanciais em lucratividade, competitividade e satisfação do cliente. Estratégia, tecnologia, ativos tangíveis, recursos materiais – tudo isso e muito mais são essenciais para um negócio eficaz. Contudo, pode-se afirmar, sem sentimentalismos, que os seres humanos estão no centro de cada organização”, afirmam os autores.

 

Falar sobre o tema em forma de romance permite aos leitores vivenciarem os conceitos como as pessoas reais fariam. A história é a melhor maneira de engajar o leitor e de explorar as idéias da forma como poderiam se desenrolar no ambiente dos leitores. Além de tudo isso, um romance pode tornar a leitura de um livro muito mais interessante para qualquer pessoa em sua organização.

 

Ficha Técnica
Título: Na Velocidade da Luz
Autores: Suzan Bergland e Jeff Cox
Editora: Campus-Elsevier
Número de páginas: 320
Preço: R$ 79,90