O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

No caminho da profissionalização



O volume de crédito ofertado pelos bancos avançou 1,3% em fevereiro deste ano, alcançando a marca de R$ 1,73 trilhão, correspondente a 46,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Banco Central. Nos 12 meses até fevereiro, houve expansão de 21%. A expectativa é que a trajetória de crescimento continue. Porém, alguns números indicam uma desaceleração na demanda por crédito. Além disso, a inadimplência tem aumentado nos últimos meses. Novos desafios que se impoem à toda cadeia produtiva de crédito e cobrança. Esse cenário será um dos temas abordados no Encontro ClienteSA IRC+ Fórum Witrisk, marcado para 04 e 05 de maio, em São Paulo.

 

Com o tema “O ABCD  de cada setor para inovar e maximizar a eficiência em um forte ambiente competitivo”, o congresso irá reunir um time de painelistas para debater todas as pontas da atividade, refletindo sobre temas fundamentais para os gestores do ciclo de crédito e cobrança, como gestão de pessoas, novas tecnologia, regulamentação, terceirização e análise de risco.

 

Um dos desafios nesse momento é manter o crescimento do crédito. De acordo com indicador da Serasa Experian, a quantidade de pessoas que procurou crédito cresceu 5,7% em março de 2011 em relação ao mês anterior. Com esse resultado, a demanda do consumidor por crédito expandiu-se em 12,9% no acumulado do primeiro trimestre de 2011 na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Esse resultado foi inferior à expansão de 16,4% verificada ao longo de todo o ano de 2010 bem como ao crescimento de 18,3% registrado no quarto trimestre do ano passado, o que demonstra uma desaceleração, determinada tanto pelas medidas adotadas pelo Banco Central no inicio de dezembro do ano passado, quanto pelo atual ciclo de elevação das taxas de juros, salientam os economistas da Serasa Experian.

 

“Com o crescimento do crédito, vem o risco da inadimplência, um desafio que nos promove ainda mais a inteligência e faz com que as instituições cresçam e se renovem, que os consumidores se eduquem e se preparem, que os desenvolvedores de soluções se especializem e o país evolua”, pondera Fernando Manfio, fundador e diretor da WitRisk.

 

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor cresceu 1,7% em fevereiro. Esse foi o sétimo avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 97,8, o que sinaliza que a inadimplência deverá continuar se elevando ao longo do primeiro semestre de 2011, podendo estender esta trajetória de elevação para os meses iniciais do próximo semestre.

 

Serviço
Data: 04 e 05 de maio
Horário: às 8h40
Local: Centro de Convenções Rebouças – Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23 – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3393-3000 ou no site http://eventos.clientesa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima