Um dos temas debatidos no E-merging Markets, evento que aconteceu em São Paulo nos dias 29 e 30/11, foi a mobilidade no varejo. A grande questão que guiou o debate foi: no que as lojas devem investir primeiro? No e-commerce ou na mobilidade? Para Marcelo Cabane, diretor da IBM para a América Latina, os dois investimentos devem ser vistos como um projeto único, pois um complementa o outro.
Porém, uma das carências do Brasil, que foi abordada no debate, é que o consumidor brasileiro ainda não está acostumado a realizar compras on-line. De acordo com os especialistas, a primeira preocupação deve visar eliminar as dificuldades do cliente em, por exemplo, finalizar a compra ou colocar o produto no carrinho. E depois disso, pensar em um aplicativo para smartphone. “Nem todo mundo no Brasil usa smartphone”, afirma Thiago Barros, gerente de e-commerce das lojas Marisa.
Para Felipe Brasil, diretor de e-commerce da Polishop, o mobile commerce ainda é pouco praticado no Brasil. Porém, ele recomenda que os varejistas virtuais comecem a se preparar para esta futura realidade. “Ter um aplicativo para celular antes do que ter um bom site não é o caminho correto”, conclui o diretor.