Em fase de crescimento no Brasil, o mercado de cupons de desconto online tem atraído consumidores, principalmente, para os segmentos de eletrônicos, moda, esporte e eletrodomésticos. De todos os cupons e ofertas utilizados pelos usuários durante os últimos 12 meses, aproximadamente, 38% foram para a compra de produtos do segmento eletrônico como televisores, celulares, notebooks, tablets, entre outros. Segundo aponta um levantamento feito pelo CupoNation, que considerou todas as transações realizadas em mais de 600 varejistas online.
Para Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e CEO do CupoNation, o resultado é reflexo do alto valor que o consumidor consegue economizar ao comprar um item eletrônico com cupom de desconto. “Além de desejados, os produtos eletrônicos costumam ser mais caros e, como consequência, um cupom de desconto de somente 5% ou 10% costumam gerar uma economia muito grande ao nosso usuário.”
Já o segmento de moda e artigos esportivos representa 32% do uso de cupons de desconto online no período. Apesar de ficar atrás dos eletrônicos, o segmento é a categoria mais vendida do e-commerce em 2014, com 17% de todo o volume de vendas do comércio eletrônico, segundo estudo da E-bit. “Apesar da segunda colocação, moda e produtos esportivos possuem grande apelo entre os usuários de cupom de desconto online. Quase um em cada três cupons utilizados são para a compra de produtos desse segmento”, completa a executiva.
As demais categorias que figuram entre os cinco cupons de desconto mais utilizados são Eletrodomésticos (9%), Músicas & Livros (8%) e Casa & Jardim (7%). As demais categorias juntas somam 6%.