Novabase lança solução de mobile marketing

0
1




O mobile marketing, por mensagem de texto, voz ou vídeo, ganha cada vez mais espaço. É um sistema que acompanha via celular um potencial cliente em qualquer lugar e a qualquer momento, mas geralmente em situações e ambientes previamente selecionados. A Novabase do Brasil/Forward, empresa de consultoria em TI, conseguiu reunir em um produto, o XPlat (Plataforma X), diversas ferramentas para a publicidade via celular.

De acordo com a divisão de engenharia da empresa, o XPlat combina um equipamento para o envio de mensagens pelo Bluetooth (aparelho que emite ondas de rádio para celulares), com o módulo de CRM Analítico de uma empresa. O primeiro localiza o cliente em determinado lugar e situação, como um shopping, um parque ou feira comercial e dispara as mensagens publicitárias. Já o CRM (gerenciador de relacionamento com o cliente) constrói em instantes o perfil do consumidor, se utilizando de dados previamente armazenados.

Assim, é possível, por exemplo, identificar que determinada pessoa, com potencial de consumo, está em determinado shopping. Rapidamente ela pode receber no celular um aviso de que em tal ou tal loja há um produto em promoção e que o CRM “sabe” ser de seu interesse. Como um todo, o CRM Analítico permite o máximo detalhamento do histórico do ciclo de vida do cliente e a previsão das ações. Por enquanto, o uso está limitado a locais e áreas restritas.

As duas soluções integradas permitem o aprimoramento da abordagem ao cliente em um conceito de marketing one-to-one. As mensagens podem ser textuais, imagens animadas, sons, vídeos ou até mesmo aplicações que permitam a interatividade. “O conceito pode ser utilizado até em um supermercado, a fim de oferecer ao cliente descontos específicos ao seu perfil de compras”, afirma Paulo M. Macedo, diretor geral da Novabase do Brasil/Forward.