Novas comunicações digitais para os bancos

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A Xura, um provedor de serviços de comunicações digitais, fechou um acordo com a Wikot, agência de marketing digital. Especializada na criação de comunicação e experiências digitais para empresas e consumidores com base na tecnologia IP, a Wikot irá combinar sua experiência no desenvolvimento de aplicativos com a tecnologia de engajamento em tempo real de mobiles e plataformas web da Xura. O objetivo é oferecer a empresas do setor financeiro soluções interativas “click-to-communicate”. Ao incorporar esta tecnologia em apps digitais, os bancos podem oferecer serviços de trocas de mensagens autenticada e contextual para seus clientes. Resultando na redução do tempo de espera e uma melhor experiência do cliente.

A missão da união é levar a construção de aplicativos de comunicação atraentes e enriquecedores, para atender às necessidades do usuário final muito mais digital. Ao integrar o forge SDK da Xura com o HiOi, o centro de contato digital da Wikot, as duas empresas podem oferecer engajamento omnichannel de grau comercial e seguro, com foco em comunicações contextuais. Trabalhando em conjunto, as empresas criaram a “agência digital”, pela qual um consumidor pode se conectar diretamente a um funcionário disponível do departamento de atendimento de seu banco, por meio de um aplicativo para smartphones, tablets ou quiosques, usando chat de IM ou chamadas de voz, vídeo e transferência de dados.

“Os clientes querem hoje de seus bancos uma experiência de comunicação tão familiar como os serviços de mensagens over-the-top mais populares. Com Xura e Wikot, os bancos de varejo e as empresas de serviços financeiros podem facilmente lançar aplicativos e sites de comunicação mais enriquecedores, com a adição do toque humano, proporcionando interação autenticada imediata com os funcionários do banco adequados para suas requisições, sem que os clientes tenham que visitar uma agência”, comenta Eric Bilange, EVP de enterprise da Xura. “Nossa nova ‘agência digital’ está totalmente funcional e demonstra como as organizações de serviços financeiros podem se diferenciar ao se conectar com os clientes de maneiras mais eficientes. A integração é um complemento perfeito para o mercado bancário, por levá-lo em direção à interação digital em tempo real, para agilizar o envolvimento do cliente e aumentar sua satisfação, e também gerar economia de custos.”

A plataforma Xura/Wikot foi pensada para situações em que o cliente precisa de suporte ao navegar em um site ou app bancário. Ao clicar no botão “Suporte Ao Vivo”, ele pode se conectar com um funcionário do banco, de sua agência ou de um call center e iniciar uma sessão de bate-papo. Com o contexto do usuário sendo tratado como foco principal, o cliente já está autenticado desde o momento em que faz o login no app ou no site e seu histórico de transações pode ser acessado facilmente pelo agente do banco, que pode então resolver problemas ao consultar informação contextual importante a partir do app ou da tela do site que o cliente está consultando.

Camilo Iturra, CTO da Wikot, afirma: “Ao trabalhar com Xura podemos construir juntos soluções inovadoras que permitem às empresas, tais como aquelas do setor bancário, estabelecer uma comunicação de dois sentidos mais eficaz com os seus clientes. Com estas comunicações enriquecedoras, os clientes podem ver e falar com funcionários do banco em seus próprios dispositivo móveis, sem a necessidade de visitar uma agência. Juntos, podemos demonstrar o verdadeiro valor das soluções ‘click-to-communicate’, que permitem uma experiência de interação direta sem igual, em que um usuário pode obter respostas às suas consultas imediatamente, reduzindo o tempo de espera para falar com um agente de call center ou visitar uma agência”.