O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Novas experiências… personalizadas!

Autora: Tibeti Caviglioni Daniel
Lidamos diariamente com as constantes mudanças que o mercado vem sofrendo em decorrência da adaptação às exigências dos consumidores. Cada vez mais, a sobrevivência das empresas está ligada a sua capacidade de criação e inovação de produtos que atraiam a atenção dos consumidores e que despertem seus desejos de compra. O cliente atual exige mais, e quer ser atendido nas suas mais diversas especificidades.
As empresas ‘antenadas’ estão ligadas não só na forma como seus clientes compram seus produtos, mas também em como esses clientes obtém valor com eles. Essas companhias vêem a tecnologia como produtora interminável desse fluxo de oportunidades.
O grande desafio dos executivos é pensar em produtos e serviços diferenciados com flexibilidade para se adaptar a economia e a mudança de comportamento do cliente. Afinal, o que hoje o satisfaz, amanhã pode se tornar obsoleto. E como fazer isso?
O investimento em desenvolvimento de software se torna essencial para ser inovador. E não estamos falando de qualquer software. O desenvolvimento de software sob medida, feito especificamente para cada negócio, é das formas mais efetivas de inovação. Acabou o tempo em que as empresas tinham seus sistemas voltados apenas para controles internos. Isso ficou para trás, no tempo em que apenas “excelência e qualidade” eram tidas como as fórmulas do sucesso.
O artigo “Why software is eating the world”, escrito por Marc Andressen, evidencia e expõe esse fenômeno. Os exemplos do artigo mostram que o software sob medida, empregado em suas diversas funcionalidades, já é fato, mas muitas empresas ainda não tomaram consciência desta nova realidade. “Os carros de hoje têm software que gerencia os motores, controla as características de segurança, entretém os passageiros, orienta os motoristas para destinos e conecta cada carro para redes móveis, via satélite e GPS”, coloca o autor.
Outro bom exemplo dado por Andressen é o da indústria da fotografia analógica, que foi “devorada” ou substituída por software há algum tempo. “É praticamente impossível comprar um telefone celular que não inclui uma câmera alimentada por software, no qual as fotos são carregadas automaticamente para a Internet para arquivamento permanente e compartilhada nas redes sociais”.
No contexto, onde as empresas precisam ser orientadas para o consumidor, os inv­­­­­estimentos em software e aplicativos que tragam experiências personalizadas para seus clientes se tornam fundamentais. Ou seja, só software desenvolvido sob medida terá sucesso nesse cenário de transformação dos negócios. Não é preciso ir muito longe para se ter a certeza que o software está dominando o mundo. Das suas atividades diárias, quantas estão relacionadas ao uso de software?
Tibeti Caviglioni é gerente de marketing da Dextra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima