Novell tem nova diretora de RH

0
3

A Novell do Brasil anuncia a contratação de Ana Luísa Peixoto Guimarães como sua nova diretora de Recursos Humanos. A sua principal missão é estruturar a área de RH alinhada ao reposicionamento da empresa, iniciado no ano passado. “A experiência de Ana Luísa em reestruturação de recursos humanos, adquirida pela vivência de três fusões ocorridas no Grupo Aventis no período em que trabalhou lá, será fundamental para adaptar as atuais políticas de RH para a Next Novell”, afirma Paulo Sampaio, presidente da Novell do Brasil.
A atual realidade da Novell é bastante diferente de dois anos atrás, quando era unicamente conhecida pelos seus tradicionais produtos de infra-estrutura de redes. Hoje, a empresa abrange consultoria, soluções de integração e segurança de identidade, além do mais amplo e completo portfólio Linux. Nos últimos tempos, a fornecedora adquiriu quatro empresas – a consultoria de negócios Cambridge Technologies; a softwarehouse, empresa de web services, Silverstream; a Ximian, fornecedora de soluções corporativas para desktops e servidores em ambiente Linux; e, mais recentemente, a SUSE Linux, fornecedora de Linux. “A estrutura da empresa mudou muito e muito rapidamente, e os funcionários precisam se alinhar a isso”, explica a nova diretora. “Ao rever e implantar novas políticas de RH, a empresa ganhará funcionários motivados, que entendem a sua nova realidade corporativa e o seu papel dentro deste universo”, completa.
Ana Luísa conta que a Novell tem uma necessidade latente de estabelecer uma cultura de RH, principalmente agora que seu foco é em consultoria e não mais em produtos. “Quando se fala em consultoria e serviços, tudo muda em termos de recursos humanos. Muito mais pessoas passam a fazer parte do mundo corporativo”, diz a executiva. “Isso envolve estabelecimento de políticas de recrutamento, integração, treinamento, avaliação de desempenho, motivação etc”, enumera. Ela diz que esta reestruturação é somente a primeira etapa. “Passada esta fase, poderei avançar em programas mais complexos, como qualidade de vida e ajuda social”, prevê.
A executiva tem também um desafio individual na Novell: “desbravar” o mercado de tecnologia da informação. Ana Luísa Guimarães vem de 14 anos de uma carreira muito bem sucedida em multinacionais dos ramos alimentício e farmacêutico, e TI é uma área completamente nova para ela. Os últimos anos foram dedicados à gerência de recursos humanos da Aventis Behring para América Latina, países emergentes e Ásia. Formada em psicologia pela Universidade Paulista, Ana Luísa especializou-se em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas.