Novidade nos pontos-de-venda

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A importância de promotores-de-venda qualificados é, praticamente, inquestionável por parte do varejo. Dados comprovam que as variações na venda de um mesmo produto, com e sem promotor, chegam à casa dos 30%, saltando para 50% em alguns itens. Hoje, além de conhecer detalhadamente os produtos que representam, os promotores precisam tirar dúvidas de gerentes, balconistas e vendedores da loja; manter a gôndola arrumada e bem sinalizada com identificação e preço; fazer a reposição evitando rupturas; sugerir pedidos quando o estoque estiver baixo; orientar promoções e ficar atento a tudo que ocorre em seu setor.

Um outro desafio, entretanto, é fazer com que todas as informações levantadas nos PDV´s cheguem aos responsáveis pelas marcas expostas. Para atender essa demanda de mercado, a partir de novembro, a Plus Merchandising e a Plus Promotion, unidades de negócio do grupo Plus Advance Marketing Integrado, trazem ao mercado o SIGEC – Sistema de Gerenciamento de Cliente. Trata-se de um sistema que permitirá aos clientes da empresa acessar um portal personalizado com login e senha para obter informações em tempo real sobre as ações e novidades que norteiam os pontos-de-venda.

A inserção dos dados, por parte dos promotores, será feita por meio de URA (Unidade de Respostas Audíveis) ou de acesso direto ao portal. Os profissionais de abordagem, de vendas e de merchandising podem, de acordo com a possibilidade do PDV onde estiverem, ligar para um telefone 0800 ou acessar o portal para, posteriormente, responder uma série de perguntas, que irão gerar relatórios gerenciais para os clientes.

Entre as informações que podem ser conferidas pelos clientes nestes relatórios criados através do SIGEC estão: relatório diário de vendas; ações da concorrência; cronograma de visitas às lojas; falta e vencimento de produtos; mecanismo de troca e falta de brindes; relatório de preço (preço da marca X concorrência); conquista de espaço; relatório de fotos.

Segundo Lídia de Oliveira, diretora do Grupo Plus Advance Marketing Integrado, fornecer um feedback para os clientes em relação aos acontecimentos nos PDV´s de forma rápida e prática sempre foi uma das principais preocupações do Grupo. “Através de investimentos em software e hardware e com a criação do SIGEC – Sistema de Gerenciamento de Cliente, todos têm a ganhar: os clientes têm acesso às informações em tempo real, os promotores mensuram melhor os resultados do seu trabalho e o Grupo Plus Advance pode oferecer um serviço mais completo”, finaliza a executiva.

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