Novos hábitos alimentícios

0
16
As ações sustentáveis estão em todo lugar. Por mais que questões relacionadas ao meio ambiente sejam mais evidenciadas, outros fatores também são afetados pela onda verde, como os hábitos alimentícios. Com isso, as empresas precisam mudar algumas coisas. “Temos feito um investimento grande e constante em inovação e revisão de nosso portfolio lançando produtos adequados ao que nossos consumidores procuram. Em termos de saudabilidade, iniciamos a revisão de políticas nutricionais, considerando as mais atuais referências em nutrição e alimentação equilibrada”, explica Andrea Dietrich, gerente executiva de marketing da BRF, empresa dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy, Batavo e Elegê.
Em 2013, a BRF participou da assinatura do acordo com o Ministério da Saúde que estabeleceu metas de redução gradativa de níveis de sódio em produtos da categoria de cárneos (presuntaria, salsichas, linguiças, hambúrgueres, empanados de frango, mortadelas). Também ano passado, a companhia iniciou um relacionamento mais próximo com profissionais médicos (nutricionistas, pediatras, cardiologistas, outros) informando-os com antecipação e compartilhando informações relativas a lançamentos e ações. “Esse relacionamento contribui para informar e aproximar os clientes das ações da companhia relacionadas a estilos de vida saudáveis. O desenvolvimento desse relacionamento é uma das metas para a plataforma de saudabilidade”, destaca Andrea.
Com essa nova mentalidade, a empresa mudou completamente os alimentos que oferece. Em pratos prontos e empanados houve substituição de sal por temperos naturais (incremento de cebola, alho, ervas, etc). Também houve diminuição de gorduras em empanados através da substituição por mais carne de frango e por meio de tecnologias em processos, reduzindo o “carregamento” de gordura durante a fabricação. “Na linha de nuggets e empanados a redução chegou a 55% do valor total de gordura e 52% de sódio em diferentes produtos. A redução de sódio em hambúrgueres foi de até 33%. Houve também redução de até 50% da gordura total em alguns hambúrgueres congelados”, exemplifica.