NPS para não ser enganado

0
0
Como saber se uma empresa é ou não querida pelo seu público? Com certeza, sem uma métrica a certeza fica incerta, pois não é porque uma empresa não recebe muitas reclamações que faz com que ela fique em uma boa posição. Da mesma forma, não ter muitos elogio não a torna ruim. Pode significar que ela não use muitas ferramentas para medir dados e nem tenha oportunidade de acompanhar o que todos seus consumidores pensam dela. Assim, cria-se uma falsa impressão sobre sua posição, o que é arriscado para o crescimento, bem como pode atrapalhar no investimento de melhorias. “Para que isso não aconteça, realizar uma pesquisa de satisfação ou uma pesquisa de NPS pode ajudar e muito a visualizar o verdadeiro cenário do negócio e, também, sinalizar o que é necessário fazer para cuidar cada vez melhor do cliente”, comenta Válcio Leão, diretor comercial da Decisão Sistemas.
De acordo com o executivo, o Net Promoter Score tem a possibilidade de mostrar às organizações quanto os clientes são leais a ela. “Por se tratar de uma pesquisa extremamente simples ao consumidor (apenas uma pergunta definitiva), a resposta surge de forma espontânea”, explica. Dessa forma, é possível se ter uma noção mais real sobre a percepção do público e como transformar esses dados em bons resultados. Tanto que Leão alerta: de nada adianta investir em pesquisa, se o negócio não houver uma tratativa ou uma ação posterior. “Trabalhamos com todas as áreas da empresa para que o número de clientes detratores (insatisfeitos) não cresça e seja revertido para promotores”, declara. “Sabemos que esse é um trabalho árduo e contínuo, pois todos os clientes precisam de atenção. No entanto, clientes identificados como detratores necessitam de atenção redobrada para que, com o passar do tempo, tornem-se satisfeitos com nossa marca.”
Justamente por conta da simplicidade de como os resultados podem ser obtidos, essa se torna uma das grandes vantagens do NPS. Para o diretor, a possibilidade de planejar uma tratativa também se torna mais rápida. “Ouvir as dores dos clientes e ajudá-lo em tempo hábil aproxima cada vez mais o fornecedor de seu público”, acredita. “Além do que, os feedbacks fornecidos durante as entrevistas contribuem de forma grandiosa para o crescimento sustentável de nossa empresa.”
Sem contar que, como o número de empresas que fazem uso do NPS como métrica cresce cada vez mais, as marcas têm condições de medir seu desempenho no mercado ante a concorrência. “Também podemos utilizar esse indicador da pesquisa para manter e incentivar nossa base de clientes promotores de modo que efetuem recompras, realizem indicações e outras ações que contribuam para o crescimento de nossa empresa, além de aumentar o comprometimento de todos os nossos colaboradores”, completa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDNK reforça equipe
Próximo artigoLindt no Dia dos Namorados