Número de reclamações na Anatel cai

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As reclamações dos consumidores registradas nos canais de atendimento da Anatel, entre eles o call center e a  internet,  caíram em 2016, em relação ao ano anterior. No total foram 3,9 milhões no ano passado, redução de mais de 4% se comparado a 2015, quando totalizaram 4 milhões.
O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, que representou 32,8% do total ou 1,3 milhão de reclamações. Logo em seguida estão as reclamações de qualidade dos serviços, funcionamento e reparos, com 21,5% das queixas (841 mil reclamações).
Os serviços mais reclamados foram relacionados à telefonia móvel que receberam 1,8 milhão de queixas ou 47% do total. Em seguida, cerca de 24,1% (943,8 mil de usuários) reclamaram dos serviços de telefonia fixa;  14,9%  ( 581,1 mil de queixas) foram sobre o serviço de banda larga fixa; e 13,1% (511,1 mil de pessoas) da TV por assinatura.