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O avanço do comércio digital na AL e Caribe

Javier Vazquez, diretor regional da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e Caribe

Conclusões do Visa Digital Score – modelo estatístico desenvolvido pela Visa Consulting Analytics para analisar as tendências e os impactos das transações on-line -, revelam que 4 em cada 10 dos portadores de cartão com essa bandeira na América Latina e no Caribe usam pagamentos digitais em suas compras de e-commerce ou em aplicativos. Dentro desse grupo, 5% se enquadram no perfil high digital, enquanto 23% são usuários medium digital e 72% são classificados como  light digital.

O Visa Digital Score analisa o comércio eletrônico, definido como transações conduzidas em aplicativos e lojas on-line, por meio de dados transacionais da rede de pagamentos VisaNet. O modelo estatístico considera diversas variáveis, como frequência de uso, montantes gastos e evolução do consumo digital ao longo do tempo. Além disso, monitora as mudanças no consumo e as tendências de pagamento.

O estudo categorizou os consumidores on-line naqueles três níveis: os compradores com perfil “light digital”, que fazem essas operações  em aplicativos esporadicamente (média de até quatro vezes por mês); os “medium digital”, que compram em média mais de quatro vezes por mês no comércio digital e usam esses canais para suas aquisições do dia a dia, mas ainda fazem mais transações em lojas físicas. E, por fim, os “high digital”, aqueles que compram predominantemente no comércio eletrônico.

“O Visa Digital Score oferece insights interessantes sobre a maneira como as pessoas compram e a evolução do seu comportamento no comércio digital. Ao avaliarmos as tendências na região e, em cada país, vemos que os padrões de consumo dos compradores on-line são dinâmicos e há uma tendência em direção aos perfis high digital. Isso reforça a necessidade de estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e fintechs priorizarem o desenvolvimento de ofertas e experiências de consumo que capturem as oportunidades resultantes dessa migração para o comércio digital”, diz Javier Vazquez, diretor regional da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e Caribe.

O Visa Digital Score destacou insights a respeito do comportamento dos consumidores de alguns países da América Latina e do Caribe ao comprarem online e via aplicativos: a Argentina é o país com a maior penetração de consumidores digitais em comparação aos demais países da região – 65% dos portadores de cartão Visa fizeram alguma compra on-line e/ou em aplicativos no período da análise. Em termos de perfil, 66% dos portadores de cartão Visa são compradores digitais Light Digital, 25% são Medium e 10% são High Digital.

Já no Brasil, 48% dos portadores de cartão Visa fizeram transações no comércio digital – o país é o terceiro no ranking dos países com maior percentual de compradores digitais na região. Segundo o Visa Digital Score, seus perfis se dividem em: 66% light, 24% medium e 10% high digital. Enquanto o Chile tem o segundo maior percentual de portadores de cartão Visa que fazem transações no comércio digital – 5 em cada 10 consumidores usam esses canais para comprar. O aumento das transações de débito on-line tem sido fundamental para impulsionar o crescimento das compras virtuais no país.

A análise realizada pela Visa Consulting & Analytics no Visa Digital Score considerou dados de transações conduzidas na rede da Visa de outubro a dezembro de 2020 nos seguintes mercados da América Latina e do Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Paraguai, Peru e Uruguai.

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