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O brasileiro nas redes sociais



Ao contrário do que se fala ou imagina, as pessoas estão cada vez mais atentas às ações publicitárias. Durante o Mundial da África do Sul percebeu-se um comportamento curioso nos intervalos dos jogos da Seleção Brasileira, quando os tuiteiros aproveitavam para postar mensagens sobre as marcas que investiram em ações de marketing ou patrocínio na competição. Essas e outras conclusões foram obtidas a partir da análise realizada pela Predicta, consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais. A Copa das Marcas foi um estudo com o objetivo de compreender como as grandes marcas seriam percebidas no microblog durante o Mundial.

 

“O grande aprendizado que tiramos desse estudo é que, cada vez mais, as organizações precisam estar atentas à importância do crossmedia”, afirma André Freitas, diretor de novos negócios da Predicta. O executivo aponta que na análise foi possível perceber que as campanhas de TV das marcas eram constantemente comentadas pelos tuiteiros, assim como anúncios na mídia impressa. “Tendo em vista essa realidade, é imprescindível que as empresas estejam atentas ao que estão falando sobre elas nas redes sociais, para terem a capacidade de agir rapidamente quando preciso”, analisa Freitas.

 

Um exemplo de crossmedia pôde ser percebido ao longo da Copa. Foi o caso do Extra, onde o presidente Abílio Diniz usou o Twitter para dar seu parecer sobre a publicação equivocada de um anuncio publicitário da marca na mídia impressa. A marca rapidamente percebeu a quantidade de pessoas que comentaram sobre o assunto na Internet, e agiu rapidamente para que a credibilidade não fosse ferida. “O Twitter traz ondas de informações. Se a empresa tem condições de aproveitar essas ondas que aparecem, certamente terão um retorno positivo”, destaca.

 

A captura dos tweets para a análise foi realizada diariamente por intermédio da ferramenta Radian6. Na sequência, o setor de inteligência avaliou o material, racionalizou e categorizou os dados. Foi necessário criar indicadores específicos para ponderar o volume de tweets, as características de cada um e a afinidade com a campanha veiculada. No total, foram analisados, ao longo de um mês, cerca de 300 mil tweets que mencionavam as marcas monitoradas.

 

Marcas Mais Amadas
1 – Adidas 95,26%
2 – Visa 94,81%
3 – Coca-Cola 93,16%
4 – Sony 91,95%
5 – Brahma 91,09%
6 – McDonald´s 86,40%
7 – Pepsi 86,24%
8 – Seara 82,43%
9 – Volkswagen 79,59%
10 – Itaú 70,53%

 

Share of Voice
1 – Coca-Cola 20,73%
2 – Nike 13,97%
3 – McDonald´s 9,67%
4 – Sony 9,55%

 

Marcas Mais Populares
1 – Seara 41,76%
2 – Vivo 17,26%
3 – Adidas 14,29%
4 – Itaú 12,27%

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