O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O casamento perfeito

Conhecidas pela rapidez no desenvolvimento de produtos e serviços, as startups também despertaram o interesse de todos por atuar em nichos específicos, atendendo novas demandas do mercado. Foi o caso do TruckPad no universo de caminhões e da logística, que chamou a atenção da Mercedes-Benz. Criado em 2013, o aplicativo conecta o caminhoneiro autônomo à carga, eliminando atravessadores no processo de contratação. Funcionando como um marketplace de contratação de caminhoneiros, o TruckPad acaba, com isso, possuindo um enorme banco de dados com informações sobre os motoristas. “A inteligência do app consegue mapear e saber muito sobre o comportamento dos caminhoneiros nas estradas, suas necessidades e preocupações”, conta o CEO da TruckPad, Carlos Mira.
Assim, a montadora encontrou no aplicativo um canal direto para falar com esse público, formalizando uma parceria no final de 2017. “O principal foco dessa parceria é estreitar ainda mais o relacionamento com os nossos clientes”, afirma Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. A parceria entre a TruckPad e a Mercedes-Benz foi fechada em julho de 2016, porém a intensificação do acordo, por meio da sociedade com a empresa gestora da ferramenta, vem permitindo potencializar o relacionamento com os motoristas de caminhão.
O executivo explica que, com o TruckPad, a Mercedes-Benz pode, por exemplo, realizar pesquisas rápidas e eficazes com caminhoneiros para saber o perfil de cada motorista e suas necessidades. “Essa pesquisa nos permite saber a marca de cada veículo que os motoristas estão dirigindo e suas reais necessidades.” Na plataforma, a montadora também divulga produtos, serviços, eventos e outras iniciativas que tragam benefícios e vantagens para os motoristas. “Essa parceria tem tudo a ver com a filosofia ´As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve´. O aplicativo é a ferramenta que operacionaliza a captação das opiniões e sugestões dos caminhoneiros e faz a interface com a marca, além de ser um canal onde eles podem, no conforto da cabine, comprar peças e serviços”, completa.
Outro motivo de virar sócio, segundo Carvalho, foi aproveitar o TruckPad para estar sempre atualizado com as tendências do mercado de tecnologia, ter acesso a mais ferramentas atuais e poder desenvolver e testar ideias/ferramentas novas, muito mais rápido e flexível do que seria possível dentro de uma montadora. Para Mira, as empresas tradicionais estão descobrindo nas startups uma nova maneira de se relacionar melhor com o mercado, que está mudando rápido e constantemente. “Por sua capacidade de tomar decisões rápido e de se adaptar mais facilmente, as startups têm chamado atenção das grandes empresas. Esse tipo de parceria, que traz benefícios a ambas as partes, só tende a crescer com a evolução de tecnologias a necessidade de inovação”, prevê ainda.
Nesse sentido, o diretor da Mercedes-Benz destaca que a parceria entre grandes companhias e startups é vantajosa para ambos os lados. “Para as companhias já consolidadas, como é o caso da Mercedes-Benz, as startups oferecem rapidez, agilidade e flexibilidade para testar novas soluções”, pontua o diretor, acrescentado que, para a startup, estar associada a uma grande companhia e ter um nome de peso como apoio significa ganhar mais visibilidade e confiança, o que permite uma melhor entrada no mercado.
A tese é reforçada pelo CEO da TruckPad, reforçando que esse tipo de união é o futuro próximo de todo o ecossistema. “As startups estão procurando as grandes empresas como estratégia para desenvolvimento do seu negócio; e as empresas estão encontrando nas startups uma outra forma inteligente de se relacionar com o mercado.” No caso da TruckPad, ele comenta que as empresas se complementam. “A Mercedes nos ajuda a passar ainda mais credibilidade para o mercado. Isso nos ajuda a ter ainda mais entrada entre as empresas e os caminhoneiros. Em contrapartida, conseguimos entregar uma inteligência de mercado super qualificada para a Mercedes”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima