Ultimamente, empresas e especialistas têm debatido sobre maneiras efetivas de conseguir dialogar com o consumidor da melhor forma para que se aproxime cada vez mais da marca. Afinal, apesar da ajuda das novas tecnologias, o desafio hoje é ainda maior, já que há uma grande quantidade de canais disponíveis. Assim, há diversas maneiras de criar essa interação. Uma delas, apesar de antiga, não perdeu sua força: as campanhas publicitárias. Tais ações têm acompanhado a evolução do mercado. Um exemplo está no fato das empresas, cada vez mais, integrarem os diferentes canais para que a base de clientes acompanhe na forma e onde desejar. Essas campanhas, também chamadas de 360º, tendem a ser mais efetivas nos quesitos percepção e retorno, Segundo Daniel Aguado, gerente sênior de comunicação e marca da Tam. “Além disso, transmite ao consumidor uma consistência muito grande no discurso da companhia”, diz.
Porém, para que essa estratégia ofereça bons resultados, o executivo ressalta que é essencial conhecer o cliente. Mais do que saber quem é, suas preferências e o perfil, é ter noção sobre quais canais são preferidos. Pois, dessa forma, não corre o risco de se disseminar uma mensagem que não será entregue para uma quantidade considerável de pessoas ou que ela não será assimilada da melhor maneira. “O público, no caso da Tam, é sempre o centro de qualquer iniciativa de comunicação e marketing”, adiciona. Antes de se pensar na forma como a campanha será disseminada, é preciso avaliar qual a real necessidade de se realizar essa comunicação, bem como a dimensão de abordagem. “Nem tudo precisa impactar o consumidor em todos os pontos de contatos. Ser relevante é indispensável nos dias de hoje.”
Tanto que na nova campanha institucional da companhia, a mensagem foi desdobrada em diferentes pontos de contato, tendo conteúdos específicos para cada canal. Com o conceito “Nosso mundo gira a seu redor”, ela foi elaborada de formas diferenciadas. “Desde um filme para a televisão até uma ação de live marketing com consumidor real, o conceito da campanha está preservado e entregue de maneira consistente. No entanto, sendo executado por diferentes formatos”, comenta Aguado, que acredita na responsabilidade da empresa em fazer com que a mensagem seja entregue nos diversos canais e clara para todos os consumidores. “Cada vez mais, é imprescindível adequar a mensagem ao meio. O que funciona bem nas redes sociais, pode não funcionar no CRM, por exemplo.”