O comportamento da geração Y na web

0
7



Sites de notícias e blogs já são a principal fonte de informação de 53% dos jovens, mais do que telejornais, aponta pesquisa realizada pela Boo-box em parceria com a Hello Research sobre o comportamento dos jovens adultos, a chamada Geração Y. O estudo destacou também a forte importância do boca-a-boca na rede para a exposição das marcas: para 48% dos entrevistados, a melhor forma de decidir uma compra é conversar e escutar a opinião de amigos e parentes. Já para 65% dos usuários, é importante interagir com suas marcas favoritas e 16% usam as mídias sociais para acompanhar, curtir ou reclamar.



O tempo de navegação dessa geração é em média 31 horas por semana e a maioria das classes A, B e C acessam a Internet em casa (74%), enquanto as classes D e E utilizam lanhouses. Além disso, o Twitter se posicionou como uma rede social de formadores de opinião e de jovens de classes sociais mais abastadas, sendo usado por 76% dos entrevistados de classe A.



“Acreditamos que essa pesquisa traz uma ampla contextualização sobre como o jovem de hoje pensa e age. A partir deste mapeamento comportamental, as empresas poderão entender melhor o que eles precisam e querem atualmente. Esse entendimento é fundamental para o posicionamento das marcas, a gestão de relacionamentos a longo prazo e na elaboração de planos de marketing 2.0”, completa Marco Gomes, fundador e CMO da Boo-box. O estudo foi realizado por meio de análise on-line, com entrevistas realizadas a partir das redes sociais, como o Twitter e Facebook