O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O comportamento do cliente no pequeno varejo


O Popai Brasil – The Global Association for Marketing at Retail divulgará no dia 22 de agosto, em São Paulo, o “2º Estudo sobre o Comportamento do Consumidor nos Canais Padarias, Mercadinhos e Lojas de Conveniência”. Maria Egia Chamma, Vice-Presidente de Pesquisa do Popai Brasil, e Simone Terra, diretora de Pesquisa da entidade, irão apresentar o estudo que servirá de base para profissionais da cadeia varejista definirem estratégias para atingir esses canais de distribuição.

O objetivo da pesquisa é reavaliar os hábitos e o comportamento de compra do consumidor no pequeno varejo, levantar a percepção e impacto de materiais existentes nos pontos-de-venda no processo de aquisição, e identificar diferenças na dinâmica entre os segmentos comparando padarias, mercadinhos de dois até quatro check-outs e lojas de conveniência.

Simone Terra afirma que o estudo vai fornecer uma análise profunda do comportamento de compra nesses locais e revela as mudanças ocorridas de 2001 até agora, evidenciando riscos e oportunidades dentro desses canais. “O estudo demonstra claramente em quais produtos existe canibalização de venda, quais tem o maior índice de planejamento de compra, impulsão de venda e como funciona a memorização de material de merchandising trabalhado no PDV, possibilitando uma importante reflexão para diversos setores de atuação junto a esses canais”, afirma a especialista.

Para realização do estudo foram entrevistados 1.800 consumidores, entre os meses de novembro e dezembro de 2005 na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. As entrevistas ocorreram em duas etapas. Na primeira foi realizada uma pesquisa observacional no ponto-de-venda, por meio de um questionário de auditoria de materiais de merchandising existente e na segunda foram feitas entrevistas pessoais na entrada e saída dos estabelecimentos por meio de um questionário geral complementado com duas perguntas exclusivas para cada patrocinador. A pesquisa foi realizada pelo instituto de pesquisa GfK Indicator e patrocinada pelas empresas Cadbury Adams, Johnson&Johnson, Nestlé, Sadia, Schincariol, Souza Cruz, Sucos Del Valle e Unilever.

Serviço
Data: 22 de agosto
Das 08h30 às 12h30
Local: Hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233 – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3016.9777 ou no site www.popaibrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima