O compromisso da marca

0
15

Bom Senso e Simplicidade estes são os itens do novo compromisso anunciado pela Royal Philips Electronics. O objetivo do posicionamento é transmitir aos consumidores e clientes a imagem de uma companhia mais focada, cujas atividades nas áreas de Saúde, Estilo de Vida e Tecnologia têm em comum o objetivo de garantir aos consumidores experiências mais simples, intuitivas.
Marcos Magalhães, presidente da Philips para a América Latina, comenta: “A Philips não é a única empresa de tecnologia a compreender a necessidade de simplicidade, mas acredito que somos os primeiros a realmente apostar nisso e declarar nossa intenção de agir nessa direção. Outras empresas talvez aspirem a ter uma imagem mais moderna, mais cool. Nosso caminho para a inovação não tem a ver com mais complexidade. Acreditamos que a simplicidade agregue o conceito de cool almejado pela indústria. Simplicidade é o que as pessoas esperam da tecnologia”, define
Magalhães continua: “E isso vale tanto para um médico que trabalha sob pressão em um hospital equipado com sistemas avançados, quanto para um consumidor que opera um gravador de DVD”, completa. “A simplicidade é igualmente relevante para nossos clientes e consumidores, seja em Saúde, Estilo de Vida ou Tecnologia. Em cada uma dessas áreas, a Philips já possui diversos produtos que evidenciam a simplicidade”. Segundo Magalhães, “o desafio é expressar o novo Posicionamento de Marca em cada um dos aspectos de tudo aquilo que a Philips cria e desenvolve, interna ou externamente”.

Para marcar o compromisso da Philips, a antiga assinatura foi substituída mundialmente. O ´Let´s Make Things Better´, que serviu à Philips tão bem por quase uma década”, expressa o compromisso com a excelência e com o aperfeiçoamento constante. Em um período em que todos os nossos negócios poderiam definir sua direção sob um amplo guarda-chuva, essa assinatura era mais apropriada”.
Com a estratégia One Philips dos últimos anos, presenciamos o surgimento de uma nova empresa. O marketing de nossos negócios está mais alinhado em torno de um público-alvo específico. Estamos, portanto, em um estágio mais avançado e somos mais específicos em relação a todos os negócios. Agora, somos capazes de dizer às pessoas como exatamente levaremos adiante essa mudança”.

A iniciativa de renovação da marca faz parte da agenda de gerenciamento da Philips e visa a tornar a empresa mais orientada ao mercado, com maior retorno em termos de crescimento e lucratividade sustentada. Magalhães explica: “à medida que caminharmos na execução de nossa missão e avançarmos na implementação de nossa estratégia, a Philips passará por mais mudanças, em um ritmo acelerado. Temos idéias claras sobre como atuar de forma consistente em torno de nossas competências-chave, o que geralmente surge no cruzamento das áreas de Saúde, Estilo de Vida e Tecnologia.
No processo, vamos entrar em novos mercados e criar categorias completamente novas. O portfólio das atividades da empresa continuará a mudar e nosso Posicionamento de Marca foi criado para guiar a companhia na próxima fase de sua transformação”. Parte deste processo de transformação é o início de um novo grupo de negócios – produtos de consumo para saúde e bem-estar.
Não se trata de uma nova divisão de produtos, mas sim de uma nova unidade de negócios, que estará vinculada à Divisão de Eletroportáteis e Cuidados Pessoais (DAP). A divisão passará, inclusive a incorporar alguns produtos já existentes na companhia, como por exemplo o desfibrilador portátil, produto comercializado hoje pela divisão de Sistemas Médicos.