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O consumidor no mobile

Praticidade e agilidade são os principais pontos positivos de realizar compras no mobile para 81% e 71% dos entrevistados, segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com o Digitalks, sobre o comportamento de compra do consumidor no mobile. Em todo o Brasil, foram entrevistadas 1.166 pessoas que realizaram alguma compra pelo smartphone ou tablete, nos últimos 12 meses. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 12 de março de 2017.
Quanto à quantidade de compras realizada nos últimos 12 meses, 14% fizeram somente uma compra, enquanto que 56% fizeram entre duas e cinco compras e 30% fizeram seis ou mais. Entre os itens mais comprados, a pesquisa revelou que os consumidores compram de tudo. Em primeiro lugar, com 47%, ficam roupas e acessórios, quebrando o paradigma de que é difícil comprar roupa através do e-commerce. Eletrônicos ocupou a segunda posição, com 40%, seguido de Livros e Papelaria (37%), Saúde, beleza e medicamentos (36%), Informática (34%), Eletrodomésticos (31%), Comida (30%), Táxi ou carro particular (28%), Ingressos (25%), Viagens e Turismo (20%), Cama, mesa e banho (13%), Móveis e Decoração (12%) e Artigos esportivos (12%).
Sobre a forma de pagamento, as opções também foram bastante amplas, podendo incluir todas as utilizadas, começando com a principal. Neste caso, o mais utilizado foi o boleto bancário, por 31% das pessoas, seguido por 27% que preferiram o cartão de crédito parcelado sem juros e 20% o cartão de crédito à vista.
Sobre o lugar onde buscam informação frequentemente sobre os produtos e serviços que pretende comprar, 94% apontou o Google, 83% para o site da empresa, 79% comparadores de preços, 63% Facebook. Mas, de perto, quanto mais jovem, maior é a busca nos canais como Reclame Aqui, com 55%, e Instagram, com 34%. Além disso, Compra na loja física e pesquisa no smartphone exemplifica o comportamento de 24% do público pesquisado que sempre age desta forma. Além disso, 26% confirma que o mobile participa da sua decisão de compra.
Para finalizar, foram apontados os principais motivos que provocam a desistência da compra. Site lento e não responsivo são os principais pontos levantados por 50% dos entrevistados com relação ao site das empresas. Basicamente, os números se repetem quanto aos aplicativos. O travamento do App é a causa de desistência de compra para 56% do público, enquanto que 50% desiste se estiver lento. Muitos passos para finalizar a compra, não conseguir visualizar os produtos, a usabilidade, a redução de informação por causa da redução da tela e a falta da opção ‘continuar comprando’ foram as principais reclamações.

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