O crescimento da personalização

0
2

Com o crescimento econômico nos últimos oito anos, sendo que cerca de 48,7 milhões de pessoas entraram nas classes A, B e C, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o brasileiro passou a consumir serviços que antes passavam distante do orçamento. 
Um desses serviços são os atendimentos individuais como personal trainer, personal stylist entre outros. No entanto, dentre as carreiras de personals há uma que se destaca pelo aumento de profissionais habilitados e o crescimento de clientes: o coaching. “A formação em coaching traz aos profissionais o direcionamento da carreira, crescimento pessoal e rentabilidade. Para os clientes, o coach – facilitador nos processos de coaching – auxilia no desenvolvimento profissional e pessoal do cliente, possibilitando que este adquira competências e conquiste suas metas”, explica a coach Káritas de Toledo Ribas, presidente da Appana Mind. 
A empresária comenta que o coaching é uma das profissões que mais cresceram no Brasil na atualidade, devido ao rápido retorno que o cliente – coachee – tem após o trabalho. “O coach tem diversas áreas de atuação, desde questões profissionais à questões pessoais ou acadêmicas. Porém, o profissional tem um determinado tempo para cumprir e auxiliar seu cliente a ´caminhar com as próprias pernas”. 
O coaching potencializa as habilidades existentes nas pessoas, e estimula que esta reflita sobre ações que possam aproximá-la de seus objetivos. São analisados diversos cenários e o coach ajuda o cliente na criação de outros. “Além dos futuros coachs aprenderem a trabalhar com os clientes num plano de ação de pequeno, médio e longo prazo, ele também, desenvolve habilidades que não conhecia de si. Isso é um dos motivos do sucesso dos curso de coaching existentes no mercado, e o da Appana Mind destaca-se entre eles”, diz. 
Além disso, Káritas lembra que dois eventos esportivos vêm chegando ao Brasil, e neste momento o coach é requisitado. “Precisamos nos preparar em todos os sentidos para a Copa Mundial e para as Olimpíadas. O profissional de coaching poderá participar em conjunto com as empresas, times, equipes de hotéis, restaurantes entre outras áreas a desenvolver foco e fazer seu planejamento, melhorando assim qualidade de atendimento, produtos e serviços”, afirma.