O elogio na sustentação do negócio

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Todo e qualquer reconhecimento que uma empresa recebe tem um valor muito grande. É a prova de que não só conseguiu atingir a satisfação do cliente, como esse teve ciência da boa experiência e resolveu recompensá-la com um retorno positivo. Já para a Sodexo, muito mais do que ter o prazer de ouvir algo bom de seu público, o reconhecimento é um de seus pilares. E, não por menos, os elogios são grandes indicativos dessa sustentação. “É um fator essencial para incentivar a nossa equipe diariamente e reflete nossa excelência no atendimento”, explica Maria da Glória Amaral, gerente corporativa de experiência do cliente.
Esse trabalho de acompanhamento dos elogios já é feito há seis anos pela empresa e, como conta Maria da Glória, toda interação é recebida pelas centrais de atendimento e são gravadas, para depois serem analisadas pela área de controle de qualidade. “Após isso, as gravações são tabuladas e aquelas que registraram algum elogio ou reconhecimento são armazenadas junto com os elogios formais recebidos por e-mail ou carta”, detalha.
Como retorno de todo esse cuidado não são apenas os clientes satisfeitos e que geram elogios espontâneos, porém é também a posição de referência no mercado. A gerente conta que a companhia chega a receber visitas de outras empresas, inclusive concorrentes, que querem saber como eles recebem tantos posicionamentos positivos do público. “Nesse caso, a principal mensagem que transmitimos é que devemos ouvir, tratar e atuar sobre as sugestões e reclamações recebidas para satisfazer nossos clientes e usuários e melhorar ainda mais a qualidade do atendimento”, complementa a executiva.
Ou seja, é uma condição em que todos os lados saem ganhando. De um lado clientes felizes e fidelizados. De outro, colaboradores motivados, uma vez que trabalham em um ambiente que consegue reduzir a quantidade de reclamações e, ao mesmo tempo, aumenta os índices de satisfação. Sem contar o próprio retorno da Sodexo às equipes. Segundo a executiva, os elogios ajudam a identificar quem estão realizando um trabalho de grande qualidade e, “assim, conseguimos premiá-los através dos programas internos de incentivo e reconhecimento”. 
Sem contar que os profissionais motivados são um caminho para alavancar a satisfação e o reconhecimento do público. Gerando, então, um ciclo virtuoso para o negócio. E, não por menos, na Sodexo o cliente é o centro de tudo que a empresa foca e faz. “Acreditamos que sempre há uma inovação a ser feita para fornecer serviços e produtos ainda melhores aos nossos clientes e usuários. Os elogios são provenientes deste trabalho excepcional que realizamos e não existe uma meta ou objetivo a ser atingido”, declara Maria da Glória. “Os elogios refletem a confiança e a satisfação que nossos clientes e usuários possuem na gente.”

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