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O futuro cash-less já chegou!



Autora: Zilda Knoploch

 

Notas e moedas? Coisas do passado. O futuro sem dinheiro vivo (finalmente) está de fato chegando à medida que grandes marcas trabalham para construir um ecossistema todo novo de pagamentos, recompensas e ofertas que giram em torno das novas tecnologias móveis. No meu último artigo falei exatamente sobre isso: as tendências para 2012 e o que vem por aí. Agora vamos aprofundar uma delas, que tem demonstrado já quase fazer parte das nossas vidas! O cash-less.

 

Em outubro de 2011, o sistema de pagamento móveis do Google, Google Wallet (Carteira do Google em tradução livre), que é de graça, tornou-se operacional em redes de lojas de varejo selecionadas por todos os EUA. Com a tecnologia PayPass, da MasterCard, os compradores simplesmente poderão encostar seu aparelho móvel em terminais especiais em pontos de venda para pagar na hora. Nas lojas participantes, eles também poderão trocar cupons especiais, participar de promoções de vendas ou ganhar pontos de fidelidade com a simples escolha do pagamento por meio do Google Wallet.

 

Os features de maior apelo quando falamos de serviços online via celular são Pagamento de Contas e Compras, sendo reconhecidos como fáceis e convenientes. Mas, apesar de 2012 (mais uma vez) não ser o ano em que a grande maioria dos consumidores deixarão de lado, de uma vez por todas, as moedas e as notas de dinheiro para passar o telefone em uma maquininha, será sim o ano em que empresas importantes promoverão de maneira ativa suas iniciativas cash-less no mundo todo.

 

Com o tempo, os pagamentos móveis criarão um ecossistema totalmente novo, movido a dados, com recompensas, histórico de compras, ofertas e assim por diante. Mas, até lá, o que convencerá o público a mergulhar nessa tecnologia?  Afinal, não podemos esquecer de que o acesso a uma linha de crédito e fatores como redução das taxas de juros, tarifas e promoções fazem toda a diferença.

 

Cabe lembrar que o uso do dinheiro vivo ainda é e será um meio de pagamento muito presente e que não vai, simplesmente, desaparecer, mas sim ser gradativamente substituído por uma parcela da população.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Enfoque Pesquisa em janeiro de 2010, o hábito de andar com dinheiro está diminuindo, diante da possibilidade de uso do “dinheiro online” –  cartões de débito e crédito – O pagamento através do celular tem boa receptividade, apresentando benefícios como praticidade, comodidade e segurança.

 

Este último item, entretanto, não é unânime, diante do perigo de ter o celular roubado, o que impacta na confiança do serviço (temor quanto ao destino do dinheiro, ação de hackers). Condições técnicas relacionadas à operação local da empresa de telecomunicações – ausência de sinal/congestionamento e cobertura – também têm impacto sobre as opiniões.

 

Uma coisa é fato: qualquer coisa que faça com que seja absolutamente simples – ou que não exija muito esforço dos consumidores – vai fazer mais sucesso do que nunca neste e nos próximos anos. O que é uma excelente constatação pró e rumo ao cash-less. Além disso, devido à disseminação de sensores cada vez mais inteligentes nos telefones móveis, as pessoas serão capazes de – e estarão cada vez mais dispostas a – difundir informações a respeito de onde estão e do que estão fazendo, para ajudar a aprimorar produtos e serviços.

 

Interatividade, informação, objetividade, tecnologia, praticidade, facilidade, agilidade e simplicidade, estes são os atributos que o consumidor aprecia, e muito!

 

Zilda Knoploch é fundadora e sócia da Enfoque Pesquisa.

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