O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O futuro das informações de negócio



Autor: Ricardo Caldas


Que tal receber uma mensagem no celular notificando que você recebeu aquele documento tão esperado? Ou ainda poder ouvir os e-mails, fax e mensagens telefônicas enquanto estiver fora do escritório? Pois bem, isso já é possível com as soluções disponíveis no mercado de comunicação unificada.


No mundo corporativo, em que o volume de informações é crescente e diversificado, torna-se cada vez mais necessário prover velocidade, controle e segurança sobre as informações de negócio. Nesse contexto, as soluções de comunicação unificada surgem como alternativa ideal para aquelas empresas que desejam agilizar seu processo de gerenciamento de dados, pois proporcionam a integração das mais utilizadas fontes de informação, como as mensagens de voz, o correio eletrônico e o fax.


Entretanto, as vantagens do uso das ferramentas de comunicação unificada vão muito além da praticidade no manejo dos dados recebidos e enviados por meio do gerenciamento unificado das informações. As soluções mais recentes oferecem inúmeras funcionalidades como, por exemplo, notificação de recebimento de mensagem via SMS e interface única para envio e recebimento de e-mails, fax e mensagens de voz – tanto em desktop quanto em laptop, PDA, telefone fixo ou celular.


Vale também destacar o rápido retorno de investimento proporcionado por fatores como a diminuição dos custos com ligações de longa distância com o uso da Internet para mensagens de voz e fax, além da segurança contra a perda de informações com o gerenciamento fácil, rápido e eficaz.


Além disso, as empresas que utilizam as soluções de comunicação unificada já estão a um passo à frente para adaptar seu processo a soluções de tecnologias NGN – “Next Generation Networks” – (Próxima Geração de Redes). Isso porque a tecnologia das soluções de comunicação unificada está focalizada em voz, a exemplo da rede NGN que objetiva transportar todas as informações e serviços (voz, dados e todos os tipos de mídias como o vídeo) encapsulando-os em pacotes, tal como na Internet.


Isso significa que, além das vantagens adquiridas de imediato, como agilidade, redução de custos e segurança das informações, as empresas também assegurarão um investimento certeiro nas tecnologias que serão implantadas mundialmente nos próximos cinco, dez anos.


Ricardo Caldas é presidente da Telemikro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima