O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O mito da criatividade



Terceiro trabalho de Fábio Zugman, escritor e professor universitário, o livro O Mito da Criatividade aborda diversos assuntos relacionados ao conceito de criatividade, tanto no ambiente das organizações quanto no dia-a-dia de cada um. Para derrubar o mito anunciado no título, Zugman primeiramente apresenta ao leitores uma série de perguntas controversas: você acha que a criatividade é um presente das musas? Quando você pensa nas qualidades de uma pessoa criativa, logo lhe vêm à mente adjetivos como genial, predestinado, heróico, mágico, excêntrico ou marginal? Você acredita naquele exército de consultores que o aconselham a “soltar suas amarras” e a deixar a criatividade florescer em divertidas dinâmicas de grupo? Você crê em xamãs, super-heróis e feiticeiros?


Logo de cara, Zugman deixa claro que uma análise séria de qualquer uma dessas questões nos daria a triste impressão de que o mundo não passa de “uma conspiração de picaretas”. Mas o autor não quer desanimar ninguém. Ao expor e questionar o mito da criatividade, ele demonstra que ela é um produto bem mais acessível do que se imagina. Antes de ser uma dádiva divina, a criatividade seria fruto do trabalho gradual e da dedicação apaixonada.


Para prová-lo, Zugman investiga a vida e o pensamento de uma série de personagens e personalidades: Darwin, Freud, Einstein, Batman, Da Vinci, o roqueiro Frank Zappa e o célebre governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, entre vários outros. “Atualmente, fala-se muito em criatividade, em como ela é uma competência ímpar, desejada por todo profissional e por todo contratante, em como toda empresa deve buscá-la em seus colaboradores. Mas acho que algo de muito importante, de fundamental, se perdeu nesse processo. É preciso parar com essa história de que criatividade é algo tão especial assim. É possível chegar a ela, mas para isso precisamos trabalhar pesado”, encerra o autor.


Ficha técnica
Título: O Mito da Criatividade
Autor: Fábio Zugman
Editora: Elsevier/Campus
Páginas: 256
Preço: R$ 49,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima